A Região dos Lagos deve experimentar um fim de semana de tempo instável, com mudanças marcantes nas condições climáticas a partir desta sexta-feira (8). O dia começa com sol e temperaturas elevadas, mas a aproximação de uma frente fria trará aumento da nebulosidade ao fim da tarde. Apesar da mudança no céu, não há previsão de chuva para hoje. As temperaturas devem variar entre 16°C e 30°C, com ventos de até 35 km/h no fim do dia.
No sábado (9), a frente fria avança pela região, e o tempo vira. O céu deve permanecer entre nublado e encoberto, com 80% de chance de chuva durante a tarde e a noite — são esperados 4 mm de precipitação. Os termômetros já indicam queda nas temperaturas, com mínima de 16°C e máxima de 25°C. Os ventos sopram do sudoeste, com rajadas que podem chegar a 37 km/h, e o mar começa a ganhar força, com ondas de 1,40 metro no litoral pela manhã.
O domingo (10) será ainda mais influenciado pelos efeitos da frente fria. O céu pode até apresentar aberturas em alguns momentos, mas deve variar com períodos encobertos. A possibilidade de chuva leve à noite é de 30%, com volume estimado em apenas 1 mm. A temperatura segue em declínio, com mínima de 15°C e máxima de 23°C. Ventos fortes ao longo do dia são destaque, com rajadas de até 59 km/h previstas pela manhã, e ondas de 2,80 metros no litoral. A Marinha emitiu aviso de mar agitado, com ondas que podem chegar a 3,70 metros em alto-mar.
A temperatura do mar segue em 21°C, e o índice de radiação ultravioleta se mantém moderado (nível 5), exigindo atenção redobrada para quem for se expor ao sol.
As condições marítimas devem exigir cautela de pescadores, navegadores e turistas que pretendem realizar passeios de barco no fim de semana. Já na sexta-feira, o mar estará agitado em diversos pontos do litoral da região, com destaque para as praias de Figueira (1,60 m) e Praia Grande (1,50 m), ambas em Arraial do Cabo. Em Búzios, Tucuns (1,40 m) e Geribá (1,30 m) também devem apresentar ondas elevadas.
Nas ilhas da região, os dados indicam ondas com até 1,90 metro já nesta sexta. A Ilha do Cabo Frio, por exemplo, deve registrar esse patamar, enquanto as ilhas de Papagaios e Gravatá terão ondas entre 1,60 m e 1,70 m. No mar aberto, as ondas seguem entre 1,90 m e 2,20 m, com intervalo de 10 segundos — um indicativo de ondulação forte e persistente.
No domingo, com a intensificação dos ventos e da massa de ar frio, o mar aberto pode alcançar até 3,70 metros, elevando o risco para embarcações de pequeno porte e esportes como o surfe e o stand up paddle.
*Imagens: YouTube Point do Forte.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.