Três filhotes de gambá foram resgatados nesta terça-feira (26) após serem encontrados agarrados ao corpo da mãe, que morreu ao ser atacada por um cachorro no quintal de uma casa na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo.
Segundo informações, o Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo da secretaria do Ambiente e Saneamento foi acionado e encaminhou os animais ao Instituto BW, em Araruama, onde estão recebendo cuidados até que possam ser reintegrados à natureza.
No caso, a motivação dos filhotes terem permanecido junto à mãe após sua morte foi a necessidade da busca de calor e alimento.
Os gambás são marsupiais de pequeno porte conhecidos por sua adaptação a diferentes ambientes, incluindo áreas urbanas. Eles possuem pelo denso, geralmente em tons de cinza ou marrom, focinho alongado e uma cauda preênsil, que os auxilia na locomoção. As fêmeas carregam os filhotes em uma bolsa ventral, semelhante à dos cangurus, até que estejam desenvolvidos o suficiente para se agarrar ao dorso da mãe.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).