InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosFestival Gastronômico de Búzios ganha ingrediente extra: a sustentabilidade

Festival Gastronômico de Búzios ganha ingrediente extra: a sustentabilidade

Programa “De Olho no Óleo”, da Prolagos, vai coletar o óleo de cozinha usado pelos 15 restaurantes participantes

Começa nesta sexta-feira, 05 de novembro, a 20ª edição do Festival Gastronômico de Búzios. O evento, que acontece no Porto da Barra, conta com um ingrediente extra nesta edição: a sustentabilidade. O programa “De Olho no Óleo”, da Prolagos, irá coletar o óleo de cozinha usado pelos 15 restaurantes participantes, estimulando a preservação ambiental e evitando o lançamento irregular pelos ralos e pias, o que provoca extravasamentos, entupimento nas redes públicas e impactam o sistema de esgotamento sanitário.

No local será implantado um totem de coleta, onde os integrantes do evento poderão dispensar o material armazenado dentro de uma garrafa pet. O óleo usado será encaminhado para reciclagem, podendo ser transformado em sabão, biodiesel ou tinta. “Búzios é um destino turístico reconhecido mundialmente e é fundamental preservar os recursos naturais que atraem tantos visitantes. Nem sempre as pessoas sabem dos prejuízos causados pelo descarte irregular desse item quando jogam na pia e essa é uma oportunidade despertar nos restaurantes a consciência de que é necessário cada um fazer a sua parte” – pontua o diretor presidente da concessionária, Pedro Freitas.

Em contato com o meio ambiente, o óleo tem efeito devastador: um litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de um milhão de litros de água, contaminar praias, lagoas e o solo. “Temos um carinho especial pelo programa porque depois de ser usado, o óleo precisa ser descartado de forma correta e esta é uma forma de auxiliarmos na conscientização de todos” – diz Gil Castelo Branco, organizador do evento.

O festival acontece até o dia 27 de novembro, sempre sextas e sábados, de 12h à 0h. O valor dos pratos varia entre R$ 99 e R$ 120. As receitas serão servidas somente durante o festival, que este ano também terá atividades culturais e esportivas. Localizado no bairro Manguinhos, o Porto da Barra concentra um dos mais conhecidos polos gastronômicos da cidade, com restaurantes sofisticados em ambiente aberto.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content