Acontece neste fim de semana, na sexta-feira (11) e sábado (12), mais uma edição do Festival de Esquetes de Macaé (FESTIM). Com diversa programação cultural, incluindo exposição fotográfica, apresentações de dança e teatrais acontecendo a partir das 19h, no teatro Sindipetro-NF, o FESTIM promete potencializar a cena artística. O ingresso é trocado por 1 kg de alimento não perecível.
Com mais de 60 inscrições recebidas de todo o país, a curadoria do Festival selecionou nove cenas para compôr a programação, com temas e linguagens artísticas variadas. Além disso, a 6ª edição contará com a presença da Cantora Kynnie Williams, artista da ‘Som Livre & Inbraza’ e uma das apostas na Black Music atual.
As esquetes selecionadas para esta edição foram: “A Hora das Meninas”, do Coletivo Arte Empreendedora (CAE), de Macaé; “Carukango”, do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC), de Rio das Ostras; “Crepúsculo das Máscaras”, do Ideia da Lua, do Rio de Janeiro; “Malditas Sementes”, do Grupo Acto, de Macaé; “O Dia Que Ninguém Morreu”, do grupo Coxias e Trincheiras, do Rio de Janeiro; “Raspadinhas”, do Sofá pro Alto, de Rio das Ostras; “Variações sobre a morte de Trotsky”, da Cia Vapor, de Cabo Frio; e “O Coveiro e sua Amada”, do Mira Aí Investigações Artísticas, do Rio de Janeiro.
Representando a dança, o Coletivo Flores levará ao FESTIM a coreografia chamada “MARIA”, buscando retratar a violência doméstica e colocar uma lupa sobre
este problema social. Além da jovem bailarina e coreógrafa, Lorena Bitencourt,
que é Bi campeã do solo feminino em danças urbanas no Festival de Dança de
Joinville (SC), o Maior Festival de Dança do Mundo.
A premiada atriz Helen de Freitas, apresentará a poesia “Vassoura de
Outono”, de autoria do Ademir Martins e o Coletivo Experimento em Performance, mostrará o trabalho “OXIGÊNIO”, questionando os impactos da ação humana em relação ao meio ambiente.
O Sindipetro-NF está localizado na rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, número 257, Centro de Macaé.