Após quase dois séculos de ausência, a Bandeira do Divino está prestes a voltar a Armação dos Búzios. A cidade, que por muito tempo esteve ligada à Matriz de Nossa Senhora da Assunção, em Cabo Frio, e deixou de receber a bandeira após a emancipação, prepara-se para reviver a tradicional Festa do Divino Espírito Santo. O evento será realizado na histórica Capela de Sant’Anna, entre os dias 6 e 9 de julho.
Para suprir a saudade e alimentar a devoção popular, a cidade de Saquarema, conhecida por sua devoção tricentenária ao Divino Espírito Santo, traz alegria e fé com a Folia do Divino, visitando a Senhora Sant’Anna durante o novenário da Padroeira de Armação dos Búzios.
No entanto, este ano marca um novo capítulo na história da cidade. A Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, em colaboração com festeiros do Divino e a Sociedade Civil, organiza a primeira Festa do Divino Buziana.
A Festa do Divino Buziana promete trazer todo o glamour e tradição da Corte Imperial. Estão previstos a chegada do menino Imperador, a coroação, um cortejo pelas ruas da cidade, a soltura do preso, danças e a distribuição de doces.
A preparação para o evento começou em 2015, com pesquisas e a escuta dos devotos de Sant’Anna, São Pedro e do Espírito Santo, bem como da Sociedade Civil. A contribuição do ex-pároco de Búzios, padre Cosme Navarro, do atual pároco da Paróquia de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, padre Douglas, e do vigário paroquial, padre Lucas, também foi fundamental. Há três meses, a Bandeira do Divino vem visitando moradores e comerciantes do município, anunciando a iminente festividade.
Segundo o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Luiz Romano Lorenzi, a devoção ao Divino é uma tradição honrada e celebrada à beira-mar, ao som da viola e das ondas que batem na colina onde se localiza a histórica Capela de Sant’Anna, desde 1740.
“Agora, um novo ciclo se inicia em nossa vida paroquial, em nossa cidade, em nossa alma caiçara. É a volta da Bandeira do Divino, a celebração da festa em honra ao Espírito Santo de Deus. A festa é do povo caiçara, mas o Espírito Santo, como fonte de unidade que é, agrega a todos, proporcionando espírito de comunhão, união, colaboração, e todos podem ajudar a realizar a grande festa. É uma festa religiosa carregada de símbolos, cores e significados que só o povo simples sabe explicar em sua devoção. Quero agradecer a todos que ajudaram e contribuíram para a realização desse grandioso evento de cultura e fé religiosa, que naturalmente será incluído no calendário anual de eventos da cidade”, afirma Romano.
A Festa do Divino tem origem em Portugal, no início do século XIV, e foi trazida para o Brasil durante o período colonial. A celebração ganhou elementos e características ao longo dos anos e agora retorna a Armação dos Búzios, resgatando uma tradição perdida há quase dois séculos.
A programação completa do evento será divulgada em breve, prometendo encantar moradores e visitantes com uma festa repleta de fé, cultura e tradição.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.