Um dos maiores ferros-velhos da Região dos Lagos foi interditado no fim da tarde desta terça-feira (5), durante uma ação da Operação Desmonte, força-tarefa estadual voltada à fiscalização do comércio de peças e sucatas automotivas no Rio de Janeiro. O local, situado em uma área rural de Saquarema, funcionava sem a devida regularização e apresentava risco ambiental.
As equipes chegaram até o local após informações recebidas pelos sistemas de monitoramento da operação. O terreno, de terra batida e de difícil acesso, abrigava cerca de 140 carcaças de veículos — a maioria sem baixa no Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran RJ). Também foram encontradas peças automotivas sem nota fiscal e indícios de poluição do solo por óleo de motor e outros resíduos.
Por conta do volume de material encontrado, agentes do Detran RJ estimam que a análise completa de chassis e motores levará pelo menos três dias. O objetivo é identificar a origem dos veículos e verificar se há envolvimento com crimes como roubo, furto ou desmanche ilegal.
O proprietário do ferro-velho não foi localizado durante a ação. As peças apreendidas serão encaminhadas a empresas de reciclagem cadastradas.
A operação contou com a participação de equipes das polícias Civil e Militar, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria Estadual de Fazenda e do Corpo de Bombeiros.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, destacou a importância do trabalho de fiscalização para a segurança pública e o meio ambiente. “O trabalho contínuo de fiscalização e orientação garante a segurança a todos”, afirmou.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.