Feriado de Corpus Christi marca a volta dos tapetes de sal em cidades da Região dos Lagos

A tradicional confecção precisou ser restrita por dois anos por conta da pandemia da Covid-19; fiéis, visitantes e curiosos ajudam manualmente o trabalho

249
Tapetes de sal colorindo as ruas de Arraial do Cabo/ Imagem: Larissa Ferreira

Após dois anos de restrições por conta da pandemia da Covid-19, cidades da Região dos Lagos realizaram, nesta quinta-feira (16), a tradicional confecção dos tapetes de rua, em comemoração ao dia de Corpus Christi – data religiosa para celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia.

Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa e, para a Igreja Católica, remete à acolhida de Jesus em Jerusalém. O material para a fabricação varia de acordo com as cidades, mas, na maioria das vezes, é feito de sal, serragens, borra de café, areia, cascas de ovos e flores.

Na tradição católica, após a missa da quinta-feira (16), acontece a procissão com o “Corpo de Cristo”, que simboliza o sacramento da comunhão. Os fiéis passam por cima do local no trajeto definido. São os tapetes que sinalizam o percurso da procissão na cidade.

Confira abaixo a produção de algumas cidades da Região:

CABO FRIO

Em Cabo Frio, a confecção dos tapetes aconteceu na região central da cidade, a partir das 7h. Centenas de fiéis, visitantes e curiosos estiveram na Praça Porto Rocha ajudando no trabalho.

Imagens: Mariana Ricci

ARRAIAL DO CABO

A extensão da Avenida Leonel de Moura Brizola, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus à Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi fechada às 20h de quarta-feira (15), para o início da confecção dos tapetes de sal. Mais de 50 toneladas de sal foram disponibilizadas para o evento.

IGUABA GRANDE

A confecção dos tapetes em Iguaba Grande começou às 8h, na Rua Nossa Senhora de Fátima. Às 18 horas teve a celebração da Missa da Eucaristia e, em seguida, a procissão pelas ruas.

SÃO PEDRO DA ALDEIA

As ruas do centro de São Pedro da Aldeia receberam uma decoração diferente nesta quinta-feira (16). A Paróquia São Pedro deu início aos trabalhos às 7h. A cidade contou com a participação de representantes de escolas públicas, particulares, estaduais e instituições aldeenses.

BÚZIOS

O trânsito na Avenida José Ribeiro Dantas precisou ser desviado no trecho entre a Academia Workout Búzios e o Trevo do Ceceu, entra esta quarta-feira (15) e quinta-feira (16) para a confecção dos tradicionais tapetes de sal de Corpus Christi na cidade buziana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui