Internada desde o fim de semana na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cabo Frio, uma jovem de 18 anos, identificada como Ketelyn, preocupa familiares, que pedem com urgência sua transferência para o Hospital Municipal São José Operário. Segundo relatos, ela deu entrada na unidade no sábado (19) já com poucos movimentos, foi medicada e liberada, mas o quadro evoluiu rapidamente, resultando em perda total dos movimentos. Desde domingo (20), ela permanece na UPA, sem diagnóstico definido.
De acordo com a família, Ketelyn não está se alimentando e apresenta crises constantes. Ao ser levada novamente para a UPA no domingo, já com rigidez corporal e sem reação, a jovem permaneceu internada e, desde então, não consegue se mover, falar ou realizar tarefas básicas sozinha. Nesta terça-feira (22), ela teve vários episódios de convulsão. A mãe, Poliana, afirma que a filha está sendo mantida sob efeito de medicamentos, mas continua sem um diagnóstico claro.
“Minha filha tá sem os movimentos, ela não fala, ela não consegue se levantar, ir ao banheiro. E aqui eles só estabilizam ela com remédios que fazem com que ela fique dormindo”, declarou Poliana em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira, em que faz um apelo ao prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), solicitando ajuda para que a filha seja transferida para o Hospital Municipal São José Operário.
No mesmo vídeo, Poliana disse que ainda não recebeu qualquer explicação médica concreta sobre o que a filha tem. “Até agora ninguém sabe me dizer. Há quem diga que não tem vaga no José Operário. Eu fico aqui aguardando sem uma resposta”, afirmou.
O apelo mobilizou familiares e amigos, que passaram a compartilhar o vídeo nas redes sociais com pedidos de oração e marcações ao prefeito. “Orem quem puder pela vida da jovem Ketelyn, ela é minha sobrinha”, escreveu uma parente em uma das postagens.
Procurada pela reportagem do Portal RC24h, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a transferência da paciente para o Hospital São José Operário está em andamento e deve ocorrer ainda nesta terça-feira. A expectativa é de que o encaminhamento seja feito nas próximas horas.
A equipe do RC24h segue acompanhando a situação.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.