Familiares da adolescente de apenas 17 anos que morreu após suposto erro médico no Hospital da Mulher, em Cabo Frio, vão realizar um protesto pacífico na frente da unidade no início da tarde desta terça-feira (2).
Conforme a denúncia, Maria de Fátima Syriaco faleceu na última segunda-feira (24) após uma ‘batalha’ de 34 dias pós parto. A paciente passou por uma cesárea e recebeu alta após três dias, mas voltou à unidade por conta de um inchaço e só depois de uma transferência tardia, foi descoberta uma úlcera e que o intestino da jovem havia sido perfurado durante a cirurgia.
O protesto está marcado para 13h30 e o objetivo é pedir respostas sobre o caso. “Só queremos justiça pela Maria e por todas as outras mulheres que perderam a vida dentro daquele hospital”, disse uma prima.
“Contamos com as pessoas que passaram pelo mesmo que quiserem participar serão bem vindos, em memória da Maria e de todas as outras mulheres que perderem suas vidas naquele hospital”, completou, sugerindo que pessoas usem roupa branca em homenagem às vítimas.
Deputada repercutiu
A deputada estadual Renata Souza (PSOL) se manifestou após a matéria do Portal RC24h sobre a morte da adolescente. “É importante que seja investigada essa denúncia de erro médico no caso dessa morte materna. Vamos acionar a Prefeitura, junto à secretaria municipal de saúde, além da Secretaria Estadual de Saúde para que sejam apuradas as circunstâncias dessa morte e identificação dos possíveis responsáveis. Presidi a CPI da Violência Obstétrica no Hospital da Mulher de Cabo Frio e não é razoável que óbitos venham ocorrer durante o parto ou mesmo no pós-parto. Estou solidária a dor da família da Maria de Fátima”, disse a parlamentar.
O que diz a Prefeitura
Diante dos fatos, o Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura de Cabo Frio, que, em nota, negou a existência de qualquer perfuração provocada pela cesárea, destacando que “o diagnóstico da mesma era úlcera duodenal”.
Confira na íntegra:
“A Prefeitura de Cabo Frio informa que a paciente M.F.S.R., de 17 anos, foi internada no Hospital da Mulher, no dia 22 de maio, com quadro de pré-eclâmpsia, sendo submetida a cesárea de urgência e deu à luz um bebê recém-nascido saudável, do sexo masculino.
A paciente evoluiu com melhora da pressão, sendo encaminhada para o alojamento conjunto e, como estava estabilizada, recebeu alta três dias após o parto.
Quando retornou à unidade, em 48 horas, apresentava infecção na ferida operatória. A equipe realizou a drenagem e iniciou o tratamento com antibiótico para terapia de amplo espectro.
Ainda assim, a paciente evoluiu com distensão abdominal, avaliada com tomografia e pela equipe de cirurgia geral. Como ela apresentava feridas nas pernas foi colhido material e enviado à biópsia.
Como M.F. S. R. não respondeu satisfatoriamente ao tratamento foi solicitada a transferência para o Hospital São José Operário. A paciente estava lúcida e orientada quando foi transferida. Na unidade passou por quatro cirurgias e não respondeu positivamente, vindo a óbito na semana passada.
A Prefeitura esclarece que não houve perfuração causada pela cesárea e o diagnóstico da mesma era úlcera duodenal.
O Governo Municipal lamenta profundamente a perda da paciente e garante que a equipe da Secretaria de Saúde usou todos os recursos possíveis para a recuperação da mesma”.