InícioRegião dos LagosCabo FrioFaltando duas semanas para o réveillon, plantas voltam a sujar Praia do...

Faltando duas semanas para o réveillon, plantas voltam a sujar Praia do Peró, em Cabo Frio

Há pelo menos três anos, ações emergenciais em lagoas do Parque Nacional da Restinga de Jurubarita, em Carapebus, fazem com que taboas invadam praias da Região dos Lagos

Faltando cerca de duas semanas para o réveillon, as praias de Cabo Frio estão novamente tomadas por gigoias e taboas. As plantas são provenientes de água doce e geralmente chegam à região após ações em lagoas de Carapebus, no Norte Fluminense. Imagens mostram funcionários dos quiosques retirando a vegetação da faixa de areia da Praia do Peró.

Isso acontece há pelo menos três anos, sempre nessa mesma época, e altera completamente o visual das praias da região. Apesar das plantas não serem tóxicas, elas trazem um enorme transtorno e interferem diretamente no turismo local, principalmente por surgirem no período em que as cidades são mais procuradas por visitantes.

Em 2019, a Prefeitura de Carapebus precisou abrir a barra das Lagoas de Carapebus e do Paulista, ambas dentro do Parque Nacional da Restinga de Jurubarita (PNRJ), depois que as ruas centrais da cidade ficaram alagadas com uma forte chuva. Na ocasião, as prefeituras de Cabo Frio e Arraial do Cabo entraram com ações na Justiça contra o município e agentes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) fecharam as barras.

No início deste mês, Carapebus voltou a ser atingida por fortes chuvas e viveu o que chamou de “a pior calamidade natural de sua história”, tendo ficado completamente tomada pelas forças das águas. O fato pode ter novamente sido um motivo para ações emergenciais na lagoa que acabaram afetando novamente o ecossistema e interferindo no movimento das plantas.

As duas prefeituras foram questionadas, mas não retornaram até o encerramento desta matéria.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo