A Secretaria de Saúde de Cabo Frio enfrenta, desde as primeiras horas desta sexta-feira (5), uma falha no fornecimento de energia devido a uma pane em São Cristóvão.
Segundo relatos, a situação é agravada pela falta de manutenção nos três geradores da secretaria, todos inoperacionais devido à escassez de cabos.
A ausência de energia coloca em risco a conservação de vacinas, com relatos de freezers sem funcionar.
O Portal RC24h entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio, que informou que o bairro São Cristóvão, onde está localizado o complexo de saúde, incluindo a sede administrativa da secretaria, está sem energia desde a manhã desta sexta-feira (5).
Apesar disso, as unidades de saúde estão funcionando normalmente por meio de geradores, e as câmaras de armazenamento das vacinas têm bateria com duração de 48 horas. A Secretaria de Saúde já abriu um protocolo para solucionar a situação junto à concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica.
O Portal também entrou em contato com a Enel, informando que, neste momento, uma equipe da distribuidora trabalha nas proximidades do Hospital Geral de Cabo Frio para concluir os reparos na rede elétrica, danificada quando uma retroescavadeira retirava material da obra de um mercado.
A máquina puxou cabos de telefonia, que arrastaram também a fiação elétrica, gerando o rompimento de conexões. O serviço deverá ser normalizado no local até o fim da tarde. Os técnicos da Enel foram informados de que a demanda da unidade de saúde está sendo suprida por meio de geradores, que estão funcionando normalmente.