A explosão de um relógio de energia em uma residência da Avenida Henrique Terra, em Cabo Frio, provocou um verdadeiro caos na noite deste domingo (24). De acordo com moradores, o incidente ocorreu devido à “sobrecarga na rede da rua”. Casas e estabelecimentos ao redor também registraram falta de luz.
De acordo com a proprietária da casa, que preferiu não se identificar, tudo começou por volta das 20h, quando duas explosões foram ouvidas e o relógio da residência, juntamente ao transformador, começou a pegar fogo. A mulher relata que, como consequência, todos os aparelhos que estavam ligados, queimaram.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e, em 30 minutos, uma guarnição chegou ao local. “Eles foram super gentis, mas não podiam resolver, porque o problema era com a Enel”, disse a proprietária, explicando que a equipe ficou no local até a chegada de representantes da concessionária de energia.
Além da casa dela, residências e estabelecimentos do logradouro também ficaram sem luz e, posteriormente, funcionando em meia fase. Conforme relatos, a energia só teria retornado em outros locais no período da tarde desta segunda-feira.
A mulher conta também que, mesmo sendo uma situação de emergência, a equipe da Enel teria dado um prazo de até seis horas para comparecer ao local. “A sorte foi que o vizinho da frente usou dois extintores de carro”.
Após algum tempo, apesar do prazo extenso e diante de várias reclamações da vizinhança, a equipe chegou ao local. A denunciante, inclusive, afirma que apenas não ficou sem luz porque o um profissional da Enel, mesmo sem o relógio, ligou os fios. “Mas hoje (25) ele vai pedir o medidor e teremos que contratar um eletricista para fazer as ligações para dentro da casa”, explicou.
Diante dos fatos, o Portal RC24h entrou em contato com a Enel, questionando sobre a demora e também com relação aos danos sofridos pela moradora. Em resposta, a concessionária de energia enviou a seguinte nota:
“A Enel Distribuição Rio informa que a solicitação de atendimento ao caso citado ocorreu às 20h35 e que o serviço foi concluído às 23h53. Em relação a eventuais danos a equipamentos eletrônicos provocados por eventos elétricos associados à rede de distribuição de energia, a Enel Rio esclarece que segue o que determina a ANEEL por meio da Resolução nº1000/2021 e pelo módulo 9 dos Procedimentos de Distribuição (PRODIST), que estabelecem os critérios de ressarcimento de danos a serem feitos pelas distribuidoras de energia elétrica”.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.