EXCLUSIVO / Hospital Universitário de Cabo Frio começa funcionar nesta quarta-feira (8)

Unidade já entrou na regulação do Estado e já dá inicio à realização de cirurgias de baixa e média complexidade

754

O Hospital Universitário da UERJ, Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, tem previsão de iniciar o atendimento aos pacientes a partir desta quarta-feira (8). O anúncio foi feito pelo próprio secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Dr. Serginho Azevedo, por telefone, no final da tarde desta terça-feira (7).

Segundo Serginho, a unidade já entrou na regulação do Estado e o hospital já começará a realizar cirurgias de baixa e média complexidade. Mas, conforme o secretário, já estão sendo feitas tratativas junto ao Ministério da Saúde para garantir também as cirurgias de alta complexidade.

Ele lembrou, ainda, que “há quase quatro anos, Cabo Frio não faz pequenas cirurgias como de hérnia e vesícula, mas agora vai poder atender a esses casos”.

O secretário destacou que como o hospital foi criado para atender pacientes de coronavírus, os leitos de UTI permanecem prontos para isso, caso haja uma nova onda da doença ou agravamento da pandemia por conta da nova variante Ômicron.

A unidade de saúde foi inaugurada no dia 15 de outubro, mas, devido a problemas burocráticos, não iniciou os atendimentos. O hospital tem cerca de 50 leitos.


Sobre o hospital

Anteriormente incorporado à rede privada, a unidade de saúde estava fechada desde dezembro de 2020. Uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro possibilitou a reabertura do local.

Para marcar a transferência da rede privada para a pública, o novo hospital presta homenagem ao médico sanitarista e ex-reitor Hesio Cordeiro, professor do Instituto de Medicina Social da UERJ e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui