EXCLUSIVA/Atriz mirim de Cabo Frio cai em golpe e tem conta do Instagram hackeada

Crime aconteceu nesta terça-feira (14); família de Gabriely Mota já entrou com ação judicial: "estamos exaurindo os meios administrativos para que o Instagram restabeleça a conta à sua verdadeira dona"

3005

Gabriely Mota, atriz mirim de Cabo Frio, tem vivido dias de muita apreensão e tensão desde o início da semana. Acontece que, nesta terça-feira (14), a conta no Instagram da garota de apenas 11 anos foi roubada, e agora as pessoas que estão por trás do crime, exigem pagamento em pix para que o acesso seja devolvido.

O perfil, que estava sendo administrado pela mãe da criança, possui aproximadamente 19 mil seguidores, e é por onde o trabalho da pequena artista é divulgado. “Me sinto péssima, só eu sei como foi difícil conquistar quase 20 mil seguidores para agora acontecer isso”, conta a atriz, que participou do especial natalino da Rede Globo “Juntos a Magia Acontece”.

Em prints disponibilizados pela família, os criminosos afirmam que devolverão a conta à menina, mas não deram retorno sobre o assunto até então. “Trocaram a senha, e-mail e eu não estou conseguindo entrar nela [na conta]”, diz Gaby.

A prática desse golpe, que se chama phishing, tem se tornado bastante frequente. Os marginais, através de perfis falsos de grandes empresas, enviam uma mensagem aos usuários com um falso aviso de violação de direitos autorais, juntamente a um link para que a pessoa responda, sob pena de ter a conta bloqueada. Ao clicar, a conta é hackeada.

Com Gaby, o crime foi adaptado. Um perfil, supostamente da pousada em que estava frequentando, acompanhava a viagem que estava fazendo ao lado da família, sempre repostando os stories que eram publicados. Até que, na terça-feira, recebeu a seguinte mensagem:

Olá, Prazer sou a Bruna, da Serra Imperial 💋💄💆🏼🧖🏽‍♀️

Prazer enorme ter você como seguidor da nossa página de publicidade ❤️

Você foi parabenizando 2 dias de hospedagem grátis em nosso hotel e pode levar até dois acompanhantes…

Para confirmar validação do seu cupom será necessário.

Nome completo:
Número com o DD:
E-mail:

Nada de incomum foi notado, afinal, se tratava do perfil da pousada em que estava. “Eu fiquei muito feliz! Eles me pediram para mandar o nome completo, e-mail e telefone. Então falaram que ia chegar um SMS, onde eu ia colar e reenviar [os dados] para eles, o que fiz normalmente”, explica Gabriely.

Também foi disponibilizado um link que, ao ser acessado, após aproximadamente 30 minutos, a pequena recebeu uma mensagem afirmando que havia sido desconectada do Instagram. Foi então que percebeu que havia perdido o perfil. “Eu tenho minha conta desde 2019, e nunca acessei link nenhum. Só apertei porque era a pousada da minha viagem. Estava tudo normal no perfil”, afirma.

Para recuperar novamente o perfil, a família da Gaby já entrou com uma ação judicial. “Estamos exaurindo os meios administrativos para que o Instagram restabeleça a conta à sua verdadeira dona”, informa a família.

Gaby, mesmo abalada, acredita que em breve conseguirá recuperar a conta. “Chorei muito por causa do meu Instagram, mas tenho certeza que vou conseguir recuperar! E se eu não conseguir, a gente cria outro e segue a vida”, conta animada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui