Evento “Sarau Atemporal” fortalece cidades da Baixada Litorânea

Evento começa nesta quinta-feira (2) com uma proposta de promover uma imersão aos participantes através de uma programação em Casimiro de Abreu e Búzios, recheada de atrações com presença de poetas do país inteiro

192

O “Sarau Atemporal” começa nesta quinta-feira (2) com uma proposta de promover uma imersão aos participantes através de uma programação em Casimiro de Abreu e Búzios recheada de atrações com presença de poetas do país inteiro. A iniciativa, com programação até domingo (5), é promovida pelas ativistas Isabel Mendes, designer multimídia e diretora criativa voluntária do evento, e Paula Moura, a advogada que comanda as articulações políticas e sociais da ação.

 “É uma proposta inédita esse encontro presencial. São as mesmas pessoas do Brasil inteiro que estão vindo a Casimiro se encontrar depois de dois anos de sarau online no Zoom e no YouTube. Então, tem um sentimento de união muito forte.” – explicou Isabel.

Uma das atrações é a poeta Kátia Dias, de São Luís, no Maranhão. A arte-educadora, mediadora de leitura e estudante de filosofia faz parte da Marcha Mundial das Mulheres, do Coletivo Escreve Mulher e está indicada para a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Ajeb). Kátia vai fazer o circuito completo do sarau, com apresentações em Casimiro, Barra do Sana, Barra de São João e Búzios.

A nível do Estado, a rede de apoio do Sarau Atemporal e dos poetas brasileiros lutam também pela aprovação do Projeto de Lei n° 5919/2022, que declara o município de Casimiro de Abreu como “Capital da Poesia”. A proposta da deputada estadual Adriana Balthazar (PSD) leva em conta que a cidade é a terra natal do poeta fluminense que marcou a história.

 “Todo Estado com economia bem sucedida tem que o seu interior fortalecido. Os eventos culturais são muito importantes para atrair visitantes e fazer crescer o comércio.” – Afirma a Deputada.

As organizadoras preveem implantar o projeto com seis frentes de trabalho colaborativas que estão sendo formuladas em parceria com outros cientistas sociais, professores, artistas e moradores. Toda programação está disponível no site da Prefeitura de Casimiro de Abreu e no Instagram @sarauatemporal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui