InícioDestaqueEstudantes que ainda não se inscreveram na rede estadual podem se cadastrar...

Estudantes que ainda não se inscreveram na rede estadual podem se cadastrar a partir desta quarta (31)

Candidatos podem se inscrever pelo site Matrícula Fácil e escolher as vagas disponíveis no sistema

A partir desta quarta-feira (31), os estudantes que ainda não fizeram inscrição, não confirmaram a matrícula e/ou não conseguiram vaga poderão acessar o site Matrícula Fácil e fazer a inscrição para estudar na rede estadual de ensino em 2024. São mais de 1,2 mil unidades de ensino com oportunidades para Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, de Itinerários de Formação Técnica e Profissional, entre outras opções.

Após acessar o site Matrícula Fácil (matriculafacil.rj.gov.br), os interessados deverão verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis. Nesta segunda fase, a vaga é direta, ou seja, o aluno pode escolher dentre as vagas disponíveis no sistema e, após a confirmação dos dados, deverá comparecer à unidade escolar em até 48 horas com toda a documentação solicitada.

O processo de renovação de matrícula ocorrerá exclusivamente de forma on-line. Caso o responsável ou aluno (se maior de idade e capaz) não tenha acesso à internet, poderá comparecer à unidade escolar para realizar a renovação.

No ato da confirmação da matrícula, os candidatos deverão apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

I – Certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou documento que a substitua e CPF, se possuir – original (será devolvida no ato);

II – Histórico Escolar ou declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola;

III – Carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia;

IV – Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso), na forma prevista no § 3º, art. 17;

V – Comprovante de residência com o mesmo endereço informado no ato da inscrição da matrícula;

VI – Atestado médico específico para a prática de atividade física de alto rendimento, no caso de matrícula nas unidades escolares com Ensino Médio Vocacionado ao Esporte;

VII – Documentação que comprova o vínculo familiar, no caso de o candidato ter declarado possuir irmão matriculado ou pleiteante à vaga na rede estadual da Seeduc, para o ano letivo de 2024.

IMPORTANTE: O cadastro no site apenas não garante a vaga do estudante na escola. É necessário, após essa inscrição, que o candidato maior de 18 anos ou o responsável do candidato menor de idade compareça à unidade escolar, em até dois dias úteis, com toda a documentação solicitada.E se o aluno já tenha confirmado sua inscrição na escola e tenha interesse em mudar de unidade, ele pode tentar a transferência informatizada, também pelo site matriculafacil.rj.gov.br, a partir do dia 2 de fevereiro de 2024.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo