InícioRegião dos LagosCabo FrioEstudantes do Projeto “Cidade Jovem” têm um dia como gestores municipais em...

Estudantes do Projeto “Cidade Jovem” têm um dia como gestores municipais em Cabo Frio

Selecionados por meio de um concurso de redação, os alunos da rede municipal puderam vivenciar um dia acompanhando os titulares das pastas

Os 25 alunos da rede municipal de Cabo Frio escolhidos para o projeto “Cidade Jovem” tomaram posse na manhã desta sexta-feira (26), em frente à sede da Prefeitura do município, na Praça Tiradentes. Durante todo o dia eles viveram a experiência de atuarem como gestores do governo municipal. Todos foram selecionados por meio de um concurso de redação no qual desenvolveram os temas “Como posso melhorar minha cidade?” ou “Protagonismo Juvenil – O que eu tenho a ver com isso?”.

A solenidade de posse teve início com o hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional Brasileiro. Os jovens, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, receberam uma camisa do projeto e foram chamados, um a um, para fazer uma foto ao lado do seu gestor. A escolha foi definida por meio de sorteio.

O projeto “Cidade Jovem” foi implementado na primeira gestão do prefeito José Bonifácio, em 1977. Em seu discurso na cerimônia, Bonifácio procurou estimular as vocações políticas que possam surgir a partir da decisão dos próprios jovens selecionados no projeto.

“Esse é um gesto simbólico para fazer nossos jovens se sentirem estimulados, conhecerem a vida pública e um pouco da máquina administrativa. Se seus filhos e seus netos sentirem algum desejo de ingressar na vida política e partidária do município, não reprima, não iniba. Em toda atividade humana, aquele que se dedica com seriedade e honestidade pode alçar grandes voos”, declarou Bonifácio.

No primeiro mandato do prefeito, a atual secretária de Direitos Humanos e Segurança, Aglaia Olegário, passou pela oportunidade de ser secretária por um dia. Na época ela foi sorteada para ser secretária de Educação, e mesmo muito jovem, enalteceu a importância da experiência naquele ano.

“Eu lembro que abriu um leque de possibilidades, porque dependendo da realidade da criança, determinadas situações são improváveis que aconteçam. Quando fui contemplada conheci um mundo novo, que agregou muito como pessoa, e apesar de ser muito jovem nunca mais me esqueci dessa experiência. Hoje a vida copia a ficção. Um dia fui secretária fictícia e hoje sou secretária de verdade”, afirmou Aglaia.

Após passarem toda a sexta-feira acompanhando os secretários em ações administrativas, os alunos vão participar, no fim da tarde, de uma cerimônia simbólica de encerramento, que vai acontecer na Casa de Cultura José de Dome (Charitas), onde receberão um certificado de participação.

A lista com os nomes dos cargos selecionados, dos estudantes e das respectivas escolas são:

6º ano do Ensino Fundamental:

Presidente do Ibascaf – Paolla Cardoso Melo (Escola Municipal Américo Vespúcio, Parque Burle)
Secretária de Saúde – Anna Julia Vasques Loureiro (Escola Municipal Prof.ª Márcia Francesconi Pereira, São Cristóvão)
Secretária de Direitos Humanos e Segurança – Ana Kelly Freire (Escola Municipal Prof.ª Márcia Francesconi Pereira, São Cristóvão)
Secretária de Mobilidade Urbana – Luyana Viana Silva (Creche Escola Municipal Prof.ª Wanda Pereira Roque, Samburá)

7º ano do Ensino Fundamental:

Secretária da Melhor Idade – Eduarda dos Santos Rodrigues (Escola Municipal Américo Vespúcio, Parque Burle)
Secretária de Obras e Serviços Públicos – Sarah de Souza Azeredo (Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, Campos Novos)
Secretária de Relações Institucionais e Captações de Recursos – Ana Luiza Fernandes de Ávila (Escola Municipal Prof.ª Tania Maria Gomes de Ávila, Guarani)

8º ano do Ensino Fundamental:

Chefe de Gabinete do prefeito – Débora Neves Coelho (Escola Municipal Alfredo Castro, Jardim Excelsior)
Secretária de Administração – Maria Eduarda de Jesus Lima Cruz (Escola Municipal Prof. Edilson Duarte, Jardim Caiçara)
Secretário de Governo – João Ricardo Lucas Barros (Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, Campos Novos)

9º ano do Ensino Fundamental:

Presidente da Comsercaf – Kauê Fernandes Estevo (Escola Municipal Prof. Carlos Alberto Gomes de Carvalho, Colinas do Peró)
Secretário de Assistência Social – João Gabriel Moraes (Escola Municipal Prof. Edilson Duarte, Jardim Caiçara)
Secretária de Turismo, Esporte e Lazer – Emilly Bosco dos S. da Silva (Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt, Jardim Esperança)
Secretária da Criança e do Adolescente – Maria Eduarda B. Guimarães (Escola Municipal Vereador Leaquim Schuindt, Jardim Esperança)
Secretário de Cultura – Isabele de Paula Conceição (Escola Municipal Francisco Franco, Araçá)
Secretária de Meio Ambiente e Saneamento – Julia Osiel de Andrade (Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, Campos Novos)

1º ano do Ensino Médio:

Secretário de Educação – Marcus André Iudi Rodrigues T. dos Santos (Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, Campos Novos)
Secretário de Fazenda – Williman C. da Silva Henriques (Colégio Municipal Prof.ª Elza Maria Santa Rosa Bernardo, Jardim Esperança)

2º ano do Ensino Médio

Procuradora Geral do Município – Emanuelly P. do Nascimento (Colégio Municipal Prof.ª Elza Maria Santa Rosa Bernardo, Jardim Esperança)
Controladoria Geral do Município e Combate à Corrupção – Maria Eduarda Mendes (Colégio Municipal Rui Barbosa, Centro)
Presidente da Câmara – Isabella da Silva Cardoso (Colégio Municipal Rui Barbosa, Centro)

3º ano do Ensino Médio

Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano – Vinícius Silva do Espírito Santo (Colégio Municipal Prof.ª Elza Maria Santa Rosa Bernardo, Jardim Esperança)
Prefeito – Igor Nascimento (Colégio Municipal Prof.ª Elza Maria Santa Rosa Bernardo, Jardim Esperança)
Secretária de Agricultura e Pesca – Gabriele Andrade (Colégio Municipal Rui Barbosa, Centro)

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content