Os estudantes Bernardo Vinício Manfredini e Victor Hugo Bastos Pessanha, de São Pedro da Aldeia, foram destaque na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Bernardo conquistou a medalha de prata nacional e Victor Hugo, o bronze. No ranking estadual, ambos também alcançaram posições de destaque, com ouro e prata, respectivamente. A cerimônia de premiação aconteceu na última quinta-feira (4), no Colégio Notre Dame, no Rio de Janeiro.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a OBMEP é considerada a maior olimpíada de matemática do mundo em número de participantes. Em 2024, a competição registrou recorde histórico, reunindo 18,5 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas, espalhados por milhares de municípios.
A olimpíada é dividida em duas fases: a primeira ocorre nas próprias escolas e apenas 5% dos alunos seguem para a segunda etapa, em polos regionais. Ao final, 8.450 estudantes recebem medalhas nacionais. Além da premiação, os medalhistas têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), que promove encontros de aprofundamento em matemática. Para os premiados de escolas públicas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece bolsas de R$ 300 mensais como incentivo à continuidade dos estudos.
Os jovens de São Pedro da Aldeia também já acumularam conquistas em outras olimpíadas do conhecimento, como a Canguru de Matemática, a Olimpíada Jacob Palis e a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Alunos do 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, Bernardo e Victor Hugo seguem em preparação para novos desafios em 2025, incluindo a Olimpíada Brasileira de Matemática, a Olimpíada Nacional de Ciências e a Olimpíada Brasileira de Física.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.