InícioRegião dos LagosCabo FrioEstudantes de Cabo Frio participam de encerramento da etapa nacional do projeto...

Estudantes de Cabo Frio participam de encerramento da etapa nacional do projeto Pioneiros 

Vencedores da edição de 2023 pela Prolagos são premiados em São Paulo, onde participaram de intensa programação, com atividades culturais e de gestão de carreira

A edição de 2023 do Pioneiros foi encerrada em grande estilo, com a premiação dos vencedores da etapa nacional, em São Paulo. Durante três dias, os estudantes de Cabo Frio Henry Freitas e Matheus Abreu, de 17 e 18 anos respectivamente, autores do projeto vencedor da etapa local, na Prolagos, participaram de atividades culturais, em museus e pontos turísticos paulistanos, e de gestão de carreira.  

A programação contou com visitas guiadas a espaços culturais e de lazer, como a Pinacoteca de São Paulo; o Memorial da Resistência; o Instituto Moreira Salles; e o MASP. Em meio à agenda, também houve palestras com foco no direcionamento profissional e uma roda de conversa sobre saneamento básico. A jornada de conhecimento na capital paulista foi uma grande oportunidade de crescimento pessoal, na opinião de Matheus Abreu.  

“Viver sem conhecer o passado é viver no escuro. Essa é uma frase de um filme que eu gosto muito. Nos passeios que a gente teve aqui vimos que isso é muito importante: saber o que os nossos antepassados fizeram para a gente estar aqui hoje. Eu só tenho a agradecer estar aqui em São Paulo, conhecer o MASP, que era um desejo meu, mas que eu não imaginava fazer”, comentou o jovem. 

Na cerimônia de entrega dos certificados, o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas, destacou a importância do desenvolvimento do capital humano, que representa o Pioneiros. 

“Mais do levar mais uma ligação de água, o que o saneamento faz é deixar um legado. E o maior legado que a gente deixa são vocês todos. Vocês são uma inspiração para nós, a próxima geração que pode ajudar a gente a mudar a realidade, seja na Região dos Lagos, seja em Teresina, seja em Timon”, destacou.  

Além dos jovens cabo-frienses, participaram do evento os autores dos projetos vencedores das etapas locais, representantes das concessionárias Águas de Timon (MA) e Águas de Teresina (PI), duas outras empresas que integram o Grupo Aegea Saneamento. 

Inscrições para edição de 2024 terminam nesta sexta-feira (29) 

Os jovens que almejam realizar uma capacitação profissional gratuita e, quem sabe, participar da etapa nacional do Pioneiros, como os cabo-frienses Henry e Matheus, têm até sexta-feira (29), para se inscrever na sexta edição do projeto, pelo site da concessionária, em www.prolagos.com.br. São oferecidas 30 vagas para o projeto, que propõe uma imersão no universo do saneamento básico, por meio de diversas atividades, como palestras, workshops e visitas técnicas à sede e a unidades operacionais da concessionária.   

Podem participar estudantes do Ensino Médio ou do 9º ano do Ensino Fundamental, que frequentem a escola regularmente. O jovem também deve atender a outros requisitos, como integrar famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica; ou pertencer a comunidades tradicionais, como quilombolas e pescadores; ou ter parentesco com colaboradores da concessionária.   

Ao fim do período de capacitação com tutores da equipe técnica da Prolagos, os estudantes deverão apresentar um projeto para contribuir com a melhoria do sistema de saneamento da região. Os responsáveis pelos melhores trabalhos terão a chance de concorrer ao ingresso no programa de Jovem Aprendiz da concessionária. Os vencedores terão a chance de disputar a etapa nacional com outros representantes do Grupo Aegea Saneamento, do qual a Prolagos faz parte, concorrendo a bolsas de estudo na Universidade Veiga de Almeida (UVA). 

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo