28/10/2025 — 17:23
  (Horário de Brasília)

Estudantes de Arraial do Cabo somam mais de 9 mil partidas em uma semana de aprendizado gamificado

Primeira etapa da competição marca início do uso da plataforma CASE na rede municipal e demonstra engajamento dos alunos com o aprendizado gamificado

Compartilhe

Os primeiros dias de acesso à Caixa de Soluções Educacionais (CASE), uma plataforma que gamifica o aprendizado, desenvolvida pela GF CORP, com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), registraram um alto índice de participação entre os estudantes da rede municipal matriculados na modalidade de ensino em tempo integral de Arraial do Cabo. Entre os dias 22 e 25 de outubro, apenas no primeiro fim de semana após a distribuição das senhas de acesso, mais de 100 alunos já jogaram na plataforma, totalizando 9.566 partidas e mais de 775 horas em jogos educacionais.

Dos 60 jogos disponíveis, 49 já foram explorados pelos estudantes, que permaneceram em média cinco minutos por partida e acumularam cerca de sete horas de uso ao longo do período analisado. Cada aluno jogou, em média, 89 partidas, evidenciando o engajamento com a proposta de aprendizado interativo. Para Márcio Filho, diretor executivo da GF CORP, os números refletem o potencial da tecnologia como ferramenta de engajamento e aprendizado:

“Os resultados dos primeiros dias mostram o quanto os estudantes respondem positivamente quando a tecnologia é usada de forma inteligente e criativa na educação. A gamificação desperta curiosidade, motiva o aprendizado e transforma o estudo em uma experiência prazerosa. Ver esse engajamento em Arraial do Cabo é uma prova de que estamos no caminho certo para tornar a aprendizagem mais significativa e acessível para todos”, afirmou Filho.

Além do tempo de jogo, os dados mostram uma forte interação com o conteúdo educacional: 84 estudantes responderam a pelo menos uma pergunta dentro dos desafios da plataforma, somando 4.122 respostas, das quais 40,9% foram corretas. O tempo médio de resposta foi de 23 segundos, com destaque para a agilidade dos alunos em identificar e corrigir erros, que é um dos pilares da metodologia de microaprendizagem da CASE.

“A rede fica muito feliz com essa parceria. Vemos a movimentação dos alunos em participar, o interesse deles pela modalidade do Ensino em Tempo Integral mostra que Educação e Tecnologia andando juntas podem transformar vidas”, afirmou Bernardo Alcantara, Secretário de Educação.

Esse foi o primeiro fim de semana de uso da plataforma, após a distribuição dos logins e das senhas nas escolas municipais, realizada nos dias 16 e 17 de outubro. Até o momento, os alunos têm jogado em seus próprios aparelhos, em casa, mas nas próximas semanas também passarão a utilizar os jogos durante as aulas de informática dos contraturnos, ampliando as possibilidades pedagógicas da iniciativa.

Sobre a GF CORP

Criada em 2008 dentro da Universidade Federal Fluminense, a GF CORP atua há mais de 16 anos na criação de soluções educacionais gamificadas, por meio da Caixa de Soluções Educacionais (CASE), desenvolvendo experiências gamificadas que colocam a tecnologia e a ludicidade a serviço da educação, com foco na melhoria do desempenho e do engajamento dos estudantes.

A CASE adota um sistema de microaprendizagem, baseado em experiências curtas, modulares e adaptativas, que já alcançou milhares de jovens e adultos em todo o país. São mais de três milhões de partidas jogadas e 100 mil usuários cadastrados, consolidando a plataforma como uma das principais referências em jogos aplicados à educação.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias