Rafaella Abranches Cabral Lemos, aluna da Escola Municipal Professora Tânia Maria Gomes de Ávila, em Cabo Frio, teve seu desenho eleito no projeto nacional “Comunidades Criativas”, que promove capacitação sobre grafite com ênfase na diversidade e inclusão. A estudante de 12 anos concorreu com outros cinco alunos da escola em uma votação aberta promovida pelo Instituto CCR e a CCR ViaLagos.
A arte vencedora de Rafaella será grafitada nos muros da escola, localizada no bairro São Cristóvão, sob a supervisão da artista visual Bia Vieira, ainda neste mês de abril. A escolha do desenho ocorreu através de votação popular, que se encerrou no dia 24 de março.
O “Comunidades Criativas” é um projeto cultural e educacional que utiliza o grafite como forma de expressão, incentivando a reflexão sobre diversidade e inclusão nas comunidades envolvidas. A iniciativa está presente em 21 cidades brasileiras, incluindo Cabo Frio, Rio Bonito e a capital do Rio de Janeiro.
O projeto é voltado exclusivamente para o interesse público, com participação de pessoas atendidas por associações ou entidades de diversos perfis e abrangências sociais. A realização é da Flamingo Comunicação, com produção da Horizonte Educação e Comunicação e apoio do Instituto CCR, que também conta com o suporte de suas concessionárias locais através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).