04/11/2024 — 07:53
  (Horário de Brasília)

Estudante de Cabo Frio é convidada a Brasília após identificar sete asteroides em programa de ciência

Evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações acontece em novembro

Compartilhe

Maria Helena Cohen Moura, estudante de apenas seis anos da Escola Municipal Professora Ana Pereira, em Unamar, no segundo distrito de Cabo Frio, será homenageada com uma medalha em Brasília após uma surpreendente descoberta: ela detectou sete asteroides durante sua participação no programa “Caça Asteroides MCTI”, que aconteceu entre abril e outubro.

O projeto, que envolve a NASA, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Observatório Nacional, tornou Maria Helena a participante mais jovem do Brasil e a única representante de Cabo Frio. A cerimônia de entrega de medalhas ocorrerá na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Complexo Cultural da República, em Brasília, no dia 9 de novembro

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (SNCT-DF) é um evento anual promovido pelo MCTI em parceria com o Governo do Distrito Federal. Criado em 2004, a festividade reúne escolas, universidades e centros de pesquisa para divulgar projetos e promover o conhecimento científico. A edição deste ano ocorrerá de 5 a 10 de novembro, reunindo cientistas, pesquisadores, educadores, estudantes e profissionais de diversas áreas.

Na carta-convite, o MCTI menciona que considera a presença de Maria, que começou a apresentar interesse sobre asteroides e astronomia ainda aos quatro anos, de suma importância, por conta de sua “reconhecida trajetória como cientista cidadão e suas experiências e
vivências na busca de asteroides”. Segundo a família da menina, a Secretaria de Educação fornecerá subsídios para a viagem.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo