Português de 44 anos foi capturado na noite de terça-feira (23). Ele é acusado por autoridades portuguesas de aliciar pessoas e coordenar logística de tráfico de drogas do Brasil para Portugal entre os anos de 2012 e 2013
Um cidadão português de 44 anos foi preso na noite de terça-feira (23) em Cabo Frio, durante a Operação Sagres, da Polícia Federal. De acordo com a PF, o homem estava na lista da Difusão Vermelha da Interpol e é acusado por autoridades portuguesas de ter cometido, entre os anos de 2012 a 2013, os crimes de associação criminosa e de tráfico internacional de drogas.
Ainda de acordo com a polícia, o foragido era responsável por aliciar pessoas para transportar a droga – as chamadas ‘mulas’ – e coordenar a logística da compra, venda e transporte da substância ilícita do Brasil para Portugal, recebendo grande quantia de dinheiro pelos crimes.
O pedido de prisão preventiva, para fins de extradição do português, foi formulado pelo Escritório Nacional da Interpol em Brasília, com base em informações obtidas através da Difusão Vermelha, e o mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal.
A localização e prisão do estrangeiro foi realizada pelos policiais federais lotados no Núcleo de Cooperação Policial Internacional (Interpol) da Superintendência Regional do Rio de Janeiro.
Ele foi levado para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, para cumprimento das formalidades de praxe, e será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá até a extradição definitiva ao seu país de origem.
*Com informações do G1.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.