Após dois anos de espera por conta da pandemia, o Festival de Esquetes e Artes Integradas de Macaé (FESTIM) está com as vagas liberadas para a 6ª edição do evento, que será realizada entre os dias 5 e 12 de novembro, no teatro Sindipetro. Grupos ou artistas independentes podem realizar a inscrição através do edital, disponível neste link.
Neste ano, o Festival de Esquetes acontecerá presencialmente, com artistas convidados, mostra competitiva de teatro ao vivo, exposição fotográfica e a Campanha Festim Solidário. Para a seleção, a curadoria dos grupos será feita por uma comissão composta
por profissionais da área teatral.
O Festim é um dos principais festivais de cultura do Estado do Rio e foi contemplado no edital “Retomada Cultural”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC). O diretor de produção do festival, Aldebaran Bastos, comemora e atribui a conquista a todo empenho e dedicação de sua equipe, formada por agentes culturais, artistas, produtores, além de uma rede de companhias de teatro de todo o Brasil, entusiastas, e empresas parceiras.
Além da premiação em dinheiro, de mais de R$ 15 mil em cachês e prêmios, a realização do Festim também busca ajudar na geração de empregos para profissionais da área, criando uma oportunidade de renda extra para cerca 100 pessoas, entre técnicos e artistas, além de movimentar o mercado local macaense.
Para a 6ª edição, com o intuito de aumentar as inscrições da região norte fluminense, a equipe do evento decidiu destinar metade das vagas, preferencialmente, para o
interior. O objetivo é tornar possível o intercâmbio entre capital e região norte fluminense, transformando-o Festim em um evento da promoção das artes integradas. Além disso, após as apresentações, uma sala virtual será aberta para possibilitar a troca entre participantes e júri, pela plataforma Zoom.