As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do estado do Rio de Janeiro registraram um aumento nos casos de covid-19 nas últimas semanas. O indicativo de crescimento foi constatado nos testes rápidos e PCRs.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), entre os testes rápidos, na semana de 23 a 29 de julho, a positividade era de 2,5%. Já na semana de 3 a 9 de setembro, a porcentagem de casos registrados pelos exames era de 18%.
Com relação ao PCR, no mesmo período de 23 a 29 de julho, os casos positivos foram 3%. Na primeira semana de setembro, o índice é de 36%.
Leia mais: Anvisa autoriza nova fase de testes com vacina brasileira contra covid
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) reforça a recomendação para que todas as pessoas tomem a vacina bivalente contra a covid-19.
“Neste momento, a melhor forma de prevenção contra o vírus, incluindo a subvariante Ômicron EG.5.1.3 (conhecida como Éris), é a vacina bivalente, que está disponível nos postos de saúde dos 92 municípios do estado. É o que recomendo: procure um posto perto de sua casa e tome a vacina”, enfatizou Dr. Luizinho, secretário de estado.
O primeiro caso com a subvariante Éris foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (CIEVS/SES-RJ) no dia 29 de agosto, após confirmação feita pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais (LVRE) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).