03/07/2025 — 10:39
  (Horário de Brasília)

Estação de Tratamento de Esgoto de São Pedro da Aldeia é entregue nesta quarta-feira (2)

Obra eleva em 20% a capacidade de tratamento da unidade, que passa a operar com vazão de 180 litros por segundo. Antes, a estação tratava até 150 litros por segundo

Compartilhe


Foi entregue na manhã desta quarta-feira (2) a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia. A obra, executada pela concessionária Prolagos em parceria com a Prefeitura, eleva em 20% a capacidade de tratamento da unidade, que passa a operar com vazão de 180 litros por segundo. Antes, a estação tratava até 150 litros por segundo.

A intervenção é considerada estratégica diante do crescimento populacional do município e da alta demanda nos períodos de verão. A nova estrutura inclui dois decantadores — responsáveis pela remoção de sólidos —, um sistema de adensamento de lodo, tanque biológico com reatores aeróbios e canal de desinfecção por ultravioleta, tecnologia que elimina micro-organismos sem uso de produtos químicos.

Além das melhorias físicas, a estação passou a contar com um sistema de automação que permite monitoramento remoto em tempo real, por meio do Centro de Controle Operacional da concessionária. Isso permite mais precisão no controle da qualidade do efluente tratado e rapidez em eventuais ajustes operacionais.

A entrega da ampliação busca garantir maior cobertura de esgoto tratado, especialmente nas áreas mais próximas da Lagoa de Araruama. A ETE de São Pedro está integrada ao cinturão coletor de esgoto que contorna a lagoa e evita o lançamento de resíduos in natura.

O prefeito Fábio do Pastel acompanhou todo o andamento da obra com visitas às instalações durante o processo e destacou a importância dessa ampliação para o município. “Como gestor público aldeense e servidor desta cidade, estou muito feliz. Com muita luta da Prefeitura, da Prolagos, do Governo do Estado e da Agenersa, assim como da população de São Pedro da Aldeia, hoje está sendo inaugurada a ampliação dessa importante Estação de Tratamento de Esgoto. É uma felicidade muito grande, porque é um passo a mais em direção ao desenvolvimento consciente da nossa cidade. Deixo aqui, mais uma vez, meu grande agradecimento.  Nós fazemos o dever de casa e acompanhamos de perto as ações da Prolagos, para que o trabalho seja feito em união, pois só assim as coisas evoluem”, apontou. 

O presidente da concessionária, Sinval Andrade, ressaltou que a entrega da obra é uma conquista conjunta. “Essa aqui é uma obra que a Prolagos executa, mas é uma conquista da sociedade, da administração pública e da Câmara Municipal. A gente está ampliando a capacidade de tratamento em 20%, mas mais que isso, a gente está trazendo um novo patamar com o tratamento terciário, que vai devolver ao meio ambiente água tratada de muito mais qualidade. E isso é muito importante do ponto de vista ambiental e de tudo que decorre dele, como a geração de emprego e renda, saúde e qualidade de vida. Então, para a gente, o impacto dessa obra vai muito além da parte técnica. A sociedade que gere os nossos passos e faz com que a gente tenha esse intuito de conquista”, afirmou.

Para o secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, a iniciativa é uma das obras de maior relevância no atual cenário do tratamento de esgoto. “Essa ETE recebeu um investimento vultoso para se tornar uma estação terciária de tratamento de todo o efluente que é captado em São Pedro da Aldeia. Além do aumento da capacidade de tratamento, essa vai ser uma estação também de água de reuso, ou seja, vamos poder usar essa água para a agricultura e outros fins”, explicou o secretário.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Governo, Luiz Fernando Gomes Jr, da controladora-geral do município, Danielle Prudente, do secretário adjunto de Pesca, Breno dos Santos, e do chefe de gabinete, Fernando Frauches. Também estiveram presentes, a diretora-executiva da Prolagos, Aline Póvoas, e a diretora-executiva institucional, Roberta Moraes, além de representantes do Consórcio Bacia Hidrográfica São João (CBHSJ) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Representando a Câmara Municipal, acompanharam o evento o presidente do legislativo, Jean Pierre, e os vereadores Jackson Souza, José Antonio Martins Filho, José Victor Coutinho, Moisés Batista, Mislene dos Santos, Pedro Abreu e Paulo Santana. 

Com a entrega, a estação se junta a outras seis unidades da Prolagos na Região dos Lagos, responsáveis pelo processamento de quase 100 milhões de litros de esgoto por dia.

Segundo técnicos envolvidos na obra, a modernização da ETE também deve reduzir o volume de lodo gerado e melhorar o desempenho do sistema como um todo, inclusive nos dias de maior carga orgânica, como em feriados e alta temporada. A estrutura foi projetada com base em projeções populacionais e em conformidade com as normas da Agência Reguladora.

Confira entrevistas da ocasião:

Sabrina Sá
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias