11/11/2025 — 14:56
  (Horário de Brasília)

Espetáculo “O Coco que Vira Cocada, Vira Roda” será apresentado nesta quarta (12) em Araruama

Apresentação une dança, música, literatura de cordel e roda de debates sobre arte popular na Praça Menino João Hélio

Compartilhe

O espetáculo “O Coco que vira cocada, vira roda” será apresentado nesta quarta-feira (12), às 9h, na Praça Menino João Hélio, em Araruama. A entrada é gratuita. A atividade reúne literatura de cordel, dança, música popular ao vivo e referências culinárias. O evento inclui uma roda de debates sobre arte popular e encerra com um baile-cortejo aberto ao público.

Criado e dirigido por Cintia Travassos, o trabalho tem origem em experiências pessoais com a cultura popular. “A criação surgiu das minhas vivências com a cultura popular na infância, tradições transmitidas pela minha mãe, que era baiana. E das experiências em oficinas e encontros com mestres e grupos da cultura popular”, explica Cintia.

No palco, as atrizes-brincantes conduzem a música e convidam o público à participação. “A gente deseja que o público viva essa alegria, que sinta vontade de dançar, de sorrir, de se reconhecer na cultura popular”, diz a diretora.

Cintia também destaca o papel das mulheres na construção artística. “É a ressignificação do papel da mulher na cultura popular, quebrando barreiras e estereótipos, promovendo a igualdade de gênero e inspirando as novas gerações a desafiar esses limites. Nós, mulheres, temos um papel importante na cultura popular, que é o de transmitir, preservar e trocar saberes. Temos o poder de transformação na arte e na cultura”, afirma.

O grupo As Panambis de Cultura Popular & Quitutes, responsável pela montagem, surgiu em 2014 a partir de uma oficina de danças brasileiras no Espaço Cultural Escola Sesc. Desde então, o coletivo atua na pesquisa e difusão das danças circulares, de umbigada e das manifestações afro-brasileiras.

O espetáculo tem autoria e direção de Cintia Travassos e conta com as atrizes Angel Beatriz, Luciana Ezarani e Zanny Nascimento no elenco. A realização é do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e As Panambis de Cultura Popular & Quitutes, com fomento da Política Nacional Aldir Blanc.

📍 Serviço:

Data: Quarta-feira (12 de novembro)

Horário: 9h

Local: Praça Menino João Hélio – Parque Hotel, Araruama (RJ)

Ingresso: Gratuito

Pier Luro
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias