InícioRegião dos LagosArmação dos BúziosEspetáculo Ciclos é atração no próximo fim de semana em Búzios

Espetáculo Ciclos é atração no próximo fim de semana em Búzios

A apresentação é desenvolvida pelo Núcleo de Dança Odília Cuiabano

Nesta sexta-feira (26) e sábado (27), às 19h, no Porto da Barra, em Búzios, acontece o Espetáculo Ciclos. O elenco é composto de cerca de 120 pessoas, envolvendo crianças, adolescentes e adultos. O evento será aberto ao público e é sugerido levar cadeiras de praia e/ou cangas.

O Espetáculo conta com a composição de uma música própria feita por Kalu Coelho. Kalu é uma compositora, violonista e educadora brasileira, filha caçula da diretora de teatro, Ana Coelho.

“Tivemos que nos reinventar, mudar paradigmas e, entre outras coisas, buscar conexão com aquilo que é eterno, a fonte de tudo o que existe, com Deus. Todos esses ocorridos nos levou a valorizar ainda mais a Arte, chave imprescindível para cocriarmos nossa existência. A música, a poesia, a dança, a pintura, os trabalhos manuais, os filmes, entre outros, dão suporte e expressão às nossas ânsias, nos transportando para além dessa existência material dual”, disse Aline Mesquita, professora, pedagoga e administradora do Núcleo.

Ciclos nasceu como fruto de tempos conturbados. Não foi fácil lidar com a pandemia, com o isolamento social, com tantas mudanças. E continua não sendo. A iminência de um perigo invisível, o medo, a angústia, a falta do toque e do contato com amigos e familiares, a morte tão próxima, colocou o Núcleo em posição crucial, forçando uma reflexão profunda sobre a humanidade.

Núcleo Odília Cuiabano

O Núcleo de Dança Odilia Cuiabano surgiu em 1990, com a vinda da bailarina e coreógrafa Odilia Cuiabano para a cidade de Búzios. Natural de Morrinhos/GO, Odilia formou-se em Dança na Fundação Clovis Salgado – Palácio das Artes no ano de 1982, em Belo Horizonte/MG. Qualificou-se no Núcleo Artístico de Marjorie Quast e obteve diploma pela Royal Academy of Dance de Londres.

Desde sua chegada ao município, Cuiabano vem desenvolvendo trabalhos com dança na comunidade. Lecionou Ballet Clássico e Moderno dentro de diversas escolas e estabelecimentos da cidade, até que, em 2007, o Núcleo ganhou sede própria, um imóvel alugado na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, no bairro de Manguinhos. O local é todo equipado com o que há de melhor no mundo da dança, como o piso flutuante, apropriado aos movimentos e saltos, bem como com barras, espelhos e equipamento de som.

A cada ano, ao final do primeiro semestre, é organizada uma aula em locais públicos, para apresentar detalhadamente o que é realizado nas aulas, bem como para apreciar o desenvolvimento dos alunos. Ao final do ano de cada ano é produzido um espetáculo, com figurinos e cenário, elaborados com os materiais e a renda disponíveis. Ao todo foram mais de 20 espetáculos nesses 30 anos.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content