back to top
23/11/2024 — 07:36
  (Horário de Brasília)

Esgoto atravessa estacionamento do MART em Cabo Frio

A água suja exalando um odor forte, atravessa o estacionamento do patrimônio histórico e cai em um bueiro destinado a água pluvial que desponta no Canal do Itajurú

Compartilhe

Um esgoto a céu aberto no estacionamento do Museu de Arte Contemporânea, antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, em Cabo Frio, é mais um exemplo do abandono em que a cidade vive.

A água suja exalando um odor forte, atravessa o estacionamento do patrimônio histórico e cai em um bueiro destinado a água pluvial que desponta no Canal do Itajurú junto com a água da chuva.

De acordo com Leandro, que trabalha diariamente no local, a situação já está assim há mais de seis meses e começou depois de uma intervenção feita pela Prefeitura.

Em resposta, o Município informou que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos foi acionada e, após o feriado, enviará equipe ao local para verificar o problema e providenciar o reparo necessário.

A redação do Portal RC24h também entrou em contato com a Prolagos, que afirmou que a situação apontada é proveniente da rede de drenagem pluvial, que não é operada pela concessionária, mas em apoio à prefeitura, a empresa realizou a desobstrução do local.

Conservação do MART

A conservação do local que abriga parte da história cabo-friense também é motivo de muita reclamação. O abandono da área externa do MART, que é considerado um dos pontos turístico-culturais mais importantes na história da cidade, pode ser notado por quem passa no local.

Em uma entrevista exclusiva dada ao Portal RC24h em março deste ano, a diretora do MART, Karla Renata Nunes, disse que já enviou diversos ofícios solicitando a manutenção externa para a prefeitura, mas foi ignorada.

Entre os problemas citados, o principal deles é relacionado a limpeza. Por um lado, na parte de trás, o crescimento de uma comunidade aumentou também, a produção de lixo, que é deixado no muro do museu. A direção afirma que já solicitou uma caçamba para esse despejo, mas não foi atendida. Já na parte frontal, a presença de pessoas em situação de rua deixa rastros de sujeira como restos de comida, que entopem as canaletas de água, matérias fecais e até restos de fogueiras, que oferecem um risco maior ainda se tratando de uma construção tão antiga. A aparição de ratos e o uso indevido como “banheiro ao ar livre” são constantes.

Na ocasião, a Prefeitura de Cabo Frio informou, através de nota, que cabe ao município a realização da capina e limpeza na área externa do Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), no Largo de Santo Antônio e no Morro da Guia. Esses serviços são realizados pela Comsercaf. A roçada da grama é feita mensalmente e a limpeza ocorre diariamente, no período da manhã.

A Prefeitura destacou ainda que as ações de repressão ao tráfico de drogas e à criminalidade são realizadas em parceria com a Polícia Militar. Em relação às pessoas em situação de rua, equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizam abordagens rotineiras e oferecem o acolhimento social. No caso de alguma resistência por parte dos assistidos, o trabalho é intensificado para que aceitem o acolhimento e o encaminhamento aos equipamentos da Assistência Social.

Sabrina Sá
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo