A Escola de Artes Municipal de São Pedro da Aldeia agora conta com um novo nome: Diretora Luiza Maria Leal Mendes. A medida foi oficializada por meio do decreto municipal nº 070/2023, assinado pelo prefeito Fábio do Pastel (PL), como parte das homenagens póstumas da prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura à educadora, que impactou e inspirou a vida de centenas de alunos após 37 anos de trabalhos dedicados ao funcionalismo público. Luiza, que faleceu na última quarta-feira (26), era professora da Educação Básica II e foi a primeira diretora da unidade escolar, fundada em 2006 – local onde trabalhava atualmente.
A professora também foi diretora das Escolas Municipais Paineira, Capitão Costa, Dr.º Plínio de Assis Tavares e Menino Jesus, e do Teatro Municipal Dr.º Átila Costa, em 2009, e agora entra para a história da instituição de ensino de artes do município, voltada à formação artística de crianças, jovens e adultos.
“A nomeação da Escola representa não só uma homenagem simbólica, mas a perpetuação do legado da diretora Luiza à Cultura e à Educação de São Pedro da Aldeia. Sua contribuição é imensurável e merece ser reconhecida e lembrada por todos nós. Ela sempre estará em nossos corações e em nossa memória”, destacou o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques.
Para marcar a homenagem, a Secretaria de Cultura também realizará um ato nas dependências da unidade com a presença de familiares, estudantes e servidores da escola.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).