A equipe de jiu-jitsu inclusivo da Nova União Cabo Frio, formada por jovens e adultos com diferentes deficiências, como autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral, participou recentemente da Copa Nova União, realizada no Rio de Janeiro. Sob a orientação dos professores Rafael Bernardo e Adriana Bunn, os atletas tiveram a oportunidade de se apresentar em lutas de exibição ao lado de grandes nomes do esporte, como o campeão do UFC José Aldo.
Dez atletas da equipe competiram no evento e se destacaram, conquistando a admiração do público. A participação na competição foi um marco importante para a equipe, que mostrou a força da inclusão por meio do esporte.
Sem o apoio do poder público, a equipe contou apenas com o apoio da academia Nova União Cabo Frio para viabilizar a viagem, além de realizar rifas e campanhas de arrecadação para cobrir os custos. A falta de opções esportivas voltadas para pessoas com deficiência em Cabo Frio torna o trabalho da Nova União essencial para essas pessoas, que encontram no jiu-jitsu uma oportunidade de integração social.
Com planos de expansão, a equipe busca novos parceiros para ampliar as turmas e levar a mensagem de inclusão a mais pessoas. “O esporte”, diz a equipe, “é uma ferramenta fundamental para quebrar barreiras e promover a integração social”.