A Moeda Social Itajuru, programa de transferência de renda lançado em outubro de 2021 em Cabo Frio, vai entregar na próxima segunda-feira (13) cartões para 64 novos beneficiários residentes no bairro Manoel Corrêa. A entrega acontecerá das 10h às 14h no auditório da Prefeitura Municipal, no Centro.
Além da entrega, os beneficiários terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre o funcionamento do programa e do aplicativo do banco E-dinheiro, gestor dos recursos da moeda. Ainda no mesmo dia, haverá oferta de serviços para os beneficiários da Moeda na Praça Tiradentes, em frente ao edifício-sede da Prefeitura.
Entre os serviços disponíveis, estão atualização e informação sobre o Cadastro Único, orientações sobre serviços e documentações para pessoas com deficiência, orientação e encaminhamento para a rede de apoio às mulheres, orientações sobre como proceder em casos de violação de direitos e emissão de segunda via de documentos como certidão de nascimento, casamento e óbito.
Na terça (14), quinta (16) e sexta (17), haverá palestra das 10h às 14h no auditório da Prefeitura para os beneficiários que permaneceram no programa após o recadastramento. Todos os beneficiários deverão portar documentos oficiais, tanto para retirada do cartão quanto para participar da palestra.
O programa de transferência de renda já atende atualmente 2.500 famílias em mais quatro áreas: Monte Alegre, Boca do Mato, Porto do Carro e Vila do Ar (março/2022); Maria Joaquina, em Tamoios (julho/2022); Tangará, Emaús e Parque Eldorado 3 (outubro/2022) e Sinagoga (dezembro/2022). O programa possui 231 estabelecimentos cadastrados nas localidades citadas e aptos a receber os recursos da transferência de renda. Até o momento, o programa já transferiu pouco mais de R$ 5 milhões, incluindo uma recarga extra para os beneficiários, a título de 13º da Moeda, em 2022.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).