Enel conclui obras de modernização da iluminação pública em Maricá

Distribuidora fez a substituição de 600 lâmpadas por modelos de LED nas principais vias do município.

525
iluminação pública

A Enel Distribuição Rio promoveu, nesta segunda-feira (13), uma pequena solenidade junto com a Prefeitura de Maricá para comunicar a conclusão das obras de modernização da iluminação pública da cidade, contemplada na Chamada Pública de Projetos (CPP 2019). A distribuidora fez a substituição de 600 lâmpadas por modelos mais eficientes de LED. O projeto garantirá economia de energia de aproximadamente 622,33 MWh/ano para o município, que seria o suficiente, por exemplo, para abastecer 346 residências por um ano. Em reais, isso representa uma economia na conta de luz de R$ 420 mil anualmente. 

Estiveram presentes na cerimônia, a Responsável de Sustentabilidade das Distribuidoras da Enel Brasil, Claudia Guimarães; o prefeito de Maricá, Fabiano Horta; o secretário de Iluminação Pública de Maricá, Adelso Pereira, entre outros. 

Para Claudia Guimarães, Responsável de Sustentabilidade das Distribuidoras da Enel Brasil, a mudança de lâmpadas traz mais economia e qualidade para a iluminação de rua. “As lâmpadas de LED iluminam mais do que as convencionais, o que traz mais segurança para a população, e possuem uma maior durabilidade e eficiência, com menos ocorrências de lâmpadas queimadas”, destaca. 

O projeto de eficiência energética também traz, além dos benefícios econômicos, um impacto positivo ao meio ambiente. Ao promover o consumo sustentável e eficiente de energia, evitam a emissão de mais de 32 toneladas por ano de gás carbônico (CO₂), um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Para efeito de comparação, esse volume equivale ao plantio de 88 árvores por ano.  

Chamada Pública de Projetos

O projeto de iluminação pública da cidade de Maricá foi selecionado por meio da Chamada Pública de Projetos da Enel, viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética da Aneel, para financiamento de iniciativas com foco no consumo eficiente de energia elétrica. Podem participar do processo de Chamada Pública clientes das classes comercial, industrial, residencial, rural, poder público, serviço público e iluminação pública. Desde 1998, A Enel Distribuição Rio já investiu R$ 310 milhões em 293 projetos, que além da modernização da iluminação prevê a substituição de sistemas de refrigeração e aparelhos de ar-condicionado, instalação de usinas fotovoltaicas, entre outras iniciativas.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui