O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou uma fiscalização na manhã desta quinta-feira (23) em uma empresa que atua com artefatos de alumínio localizado no bairro Itatiquara, em Araruama. O estabelecimento, a empresa Acalf Indústrial Ltda, foi alvo de denúncias de irregularidades nas áreas de saúde e segurança.
A operação teve início às 10h, com visita de três auditores fiscais do MTE e um agente do Ministério Público do Trabalho (MPT).
No local, foram encontradas irregularidades como trabalhadores sem registro, ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e ausência de refeitório, além de uniformes gastos ou inexistentes, e máquinas sem proteção.
Vale pontuar que, há seis meses, a empresa já havia sido visitada e o quadro encontrado, segundo os auditores, era “deplorável” e que a mesma já havia sido, até mesmo, autuada. Após a fiscalização, foram concedidos prazos diferentes de acordo com a irregularidade encontrada.
Agora, a documentação será analisada e, posteriormente, sairá a decisão sobre uma possível nova autuação da empresa.
O RC24h entrou em contato com a Acalf Indústrial Ltda, pedindo esclarecimentos sobre a fiscalização. Em resposta, foi enviada a seguinte nota:
“Todas as exigências do MTE já estão sendo atendidas e estarão prontas até o prazo solicitado”.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.