Uma embarcação deixada em área de mangue no bairro Ogiva, em Cabo Frio, foi retirada nesta quinta-feira (14) após uma ação de orientação da Superintendência de Pesca. A iniciativa ocorreu às margens do Canal do Itajuru e teve como foco conscientizar pescadores e proprietários de barcos sobre a proibição do uso de ecossistemas protegidos.
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, o responsável pela embarcação realizou a retirada de forma voluntária após ser alertado pela equipe. O manguezal é considerado área de preservação permanente e protegido por lei, que impede atividades capazes de causar supressão, degradação ou alteração do habitat natural, incluindo a permanência de barcos.
A ação fez parte de uma abordagem educativa conduzida pela Superintendência de Pesca, que vem intensificando esse tipo de trabalho. De acordo com o órgão, operações semelhantes acontecem de maneira periódica, em parceria com outros órgãos ambientais, para reforçar o uso sustentável dos recursos naturais e o cumprimento da legislação.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.