InícioRegião dos LagosCabo FrioEm um ano, DEAM de Cabo Frio registra mais de mil ocorrências...

Em um ano, DEAM de Cabo Frio registra mais de mil ocorrências de violência contra a mulher

Campanha Agosto Lilás busca orientar vítimas sobre pedido de ajuda e conscientizar população sobre esse tipo de crime

No mês de agosto, a Lei Maria da Penha completa 15 desde que foi implementada, em 7 de agosto de 2006, com o principal objetivo de estipular punição adequada e coibir atos de violência contra a mulher. No Brasil, é realizada a Campanha Agosto Lilás, para alertas a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à esse tipo de crime.

Em apenas um ano, entre agosto de 2020 e agosto de 2021, a Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher de Cabo Frio (DEAM), registrou mais de mil ocorrências. Para ser mais exato, foram 1.195 registros, que geraram 827 inquéritos instaurados.

A delegada titular da DEAM, Waleska Garcez, explica que a campanha tem grande significância no combate ao crime contra as mulheres e ajuda a encorajar a vítima em relatar a violência.

“O Agosto Lilás é importante para dar visibilidade aos órgãos e entidade que cuidam da temática da Violência Doméstica. Inclusive também é valiosa para divulgar onde a vítima pode pedir ajuda”, ressalta.

Durante o mês, a Delegacia vai realizar palestras de conscientização sobre a violência contra a mulher em Unamar, no segundo distrito de Cabo Frio, e em Armação dos Búzios.

“Serão realizadas também gravações das lives, que vão ficar disponíveis na internet para futuras consultas”, conta Garcez.

Além do alto número boletins de ocorrências e inquéritos, no mesmo período de um ano, foram registrados 22 descumprimentos de medidas protetivas e seis feminicídios tentados, apenas na DEAM.

A Campanha Agosto Lilás segue ate o dia 31 deste mês, mas as vítimas de violência doméstica, que pode ser física, psicológica, sexual moral e patrimonial, tem atendimento diário na DEAM de Cabo Frio, que fica localizada na Avenida Teixeira e Souza, ao lado da 126ª Delegacia de Polícia.

As denúncias e queixas também podem ser realizadas pelos telefones de atendimento (22) 2648-8057 ou (22) 98106-2445, além do WhatsApp (22) 98106-2262.

Em caso de emergências, as vítimas podem ligar diretamente para o (22) 99234-0073 ou para a Polícia Militar pelo 190.

Letycia Rocha
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida. Atuou como produtora/repórter na Lagos TV e Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo. Editora no Blog Cutback e colaboradora no jornal O Dia.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content