15/01/2025 — 01:24
  (Horário de Brasília)

Em Cabo Frio, prefeita Magdala Furtado faz balanço geral de governo em coletiva nesta segunda-feira (21)

Pagamento de dívidas, inchaço da folha e reivindicações da Educação foram alguns dos temas apresentados durante a entrevista

Compartilhe

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (21), no auditório da Prefeitura Municipal, para fazer um balanço geral e uma prestação de contas dos 30 dias que ela está no comando do executivo.

No encontro, acompanhados do secretário de Governo, Ruy França, os titulares da Saúde, Bruno Alpacino, e da Fazenda, Bebeto Cardozo, apresentaram um levantamento das suas respectivas pastas e, em seguida, responderam perguntas feitas por representantes da imprensa local.

O secretário de Fazenda revelou que a Prefeitura estava ultrapassando a Lei de Responsabilidade Fiscal, com mais gente dentro da prefeitura do que a lei permite. Com isso, ele disse que “está sobrando pouquíssimo para investimento”. Ele falou também sobre as dívidas pagas com as empresas concessionárias. Só para a Enel, são mais de R$ 600 mil por mês (acima de 100 mil euros) pagos. Além disso, também foi falado do esforço para receber os débitos dos cem maiores devedores, que ultrapassa R$ 1 bilhão.

O secretário de Saúde reafirmou que ainda existem pagamentos atrasados decorrentes de gestões anteriores que estão sendo quitados aos poucos. Ele citou o exemplo da Hemolagos, que estava há pelo menos dez meses, sem receber os repasses de verbas do município. “Acaba que a responsabilidade é nossa sim, porque a gestão pública é contínua, porém isso não foi gerado no nosso governo”, disse Bruno.

Sobre o RH e a suposta presença de “funcionários fantasmas”, Alpacino falou que foi encontrado na folha de pagamento um número excessivo de profissionais, em certos setores, que poderiam ser reaproveitados em outros, como profissionais que prestam assistência à saúde, onde há um grande desfalque na cidade, principalmente em relação à atenção primária.

Ele afirmou que já foi feito um levantamento sobre o “inchaço da folha”, com algumas modificações e os resultados devem ser apresentados no mês de setembro.

Sobre a educação, a Prefeita disse que esteve reunida com representantes do SEPE Lagos, e ouviu as 21 solicitações feitas pelos profissionais, resolvendo alguns pontos que davam para fazer, mas com responsabilidade.

Encerrando, Magdala acrescentou que a maior preocupação atualmente é não impactar a folha. “A gente precisa enxugar, a gente precisa economizar”, disse a prefeita, que também firmou o compromisso de continuar prestando contas para a população. Segundo ela, esses encontros serão frequentes; a ideia é que aconteça um por mês.

Confira trechos da coletiva:

Sabrina Sá
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo