A apuração das urnas das Eleições dos Conselhos Tutelares dos primeiro e segundo distritos de Cabo Frio terminou por volta das 22h15, deste domingo (1º). A contagem dos votos foi na Escola Municipal Professor Edilson Duarte. Com números expressivos de eleitores este ano, o pleito marcou o município e foi considerado como um marco pela organização. Ao todo, 6.706 eleitores foram aos nove pontos de votação espalhados pela cidade.
Segundo a secretária municipal da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, o número de eleitores quase dobrou este ano. Foram 3.206 votos no distrito-sede e 3.500 em Tamoios.
“Esse crescimento se dá devido ao aumento da divulgação, conscientizando sobre a importância do cidadão participar desse processo de escolha. Além disso, o número de candidatos foi maior”, explicou.
O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e também presidente da Comissão Especial Eleitoral, Anderson Lopes, agradeceu aos eleitores por entenderem a importância dessa votação.
“Eu quero agradecer a essas quase sete mil pessoas que saíram de suas casas num domingo de chuva, praticamente o dia todo, para exercer cidadania e escolher representantes que vão atuar em prol das nossas crianças”.
De acordo com ele, fora quase seis meses de organização das eleições, que ainda não acabaram, devido à parte burocrática, se encerrando somente com a posse, no dia 10 de janeiro de 2024.
O pleito contou com 28 candidatos para dez vagas, sendo cinco para cada distrito. Veja quem são os novos conselheiros tutelares do município, que irão cumprir o mandato de 2024 a 2027: