O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), aparece na liderança das intenções de voto para o governo do estado em diferentes cenários, segundo pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas, nesta segunda-feira (1º).
No primeiro quadro, Paes soma 54,8% da preferência do eleitorado. Em seguida, estão Washington Reis (MDB), presidente estadual do partido, com 10,6%; o deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), com 7,8%; a vereadora Mônica Benício (PSOL), com 4,4%; e o empresário Ítalo Marsili (NOVO), com 1%. Nesse cenário, 13,9% afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, enquanto 7,6% não souberam ou não opinaram.

No cenário sem Bacellar, o prefeito mantém vantagem ainda maior, com 56,8% das intenções de voto. Reis registra 13,3%, Benício aparece com 5,2% e Marsili, 1,3%. Já 15,1% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados, em branco ou nulo. Outros 8,3% não opinaram.

Quando o nome do senador Flávio Bolsonaro é incluído, Eduardo Paes segue à frente, mas com margem reduzida. Nesse cenário, o prefeito aparece com 50,6%, contra 30,5% do parlamentar. Mônica Benício alcança 5,3% das intenções de voto, enquanto 7,5% optariam por branco, nulo ou nenhum dos candidatos. Outros 6% não souberam responder.

A pesquisa ouviu dois mil eleitores em 66 municípios fluminenses entre os dias 24 e 27 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.