É inaugurado, em Cabo Frio, quiosque de apoio à Guarda

Espaço funciona com integração de forças municipais e estaduais, apoiando o grupamento operacional

356
Com o intuito de dar mais segurança no entorno e nas areias das praias de Cabo Frio, foi inaugurado, na Praia do Forte, o novo quiosque de apoio à Guarda Civil Municipal. Na cerimônia a população também conheceu o novo grupamento operacional de praia, que contará com 35 agentes patrulhando as orlas do município. 

O quiosque de apoio vai funcionar de maneira integrada e, também, contará com equipes da Capitania dos Portos, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e agentes da Fiscalização de Posturas. O trabalho de ordenamento e fiscalização na faixa de areia terá como foco o combate às irregularidades, lidando com ocorrências e o grande fluxo de banhistas. 

“É uma satisfação e honra inaugurar este espaço que vai servir de base para nossa Guarda Municipal. Muito importante, graças aos esforços de todos, fazermos isso antes da virada de ano. Vamos resgatar a credibilidade da Guarda e trabalhar dentro da expectativa que a população espera. Seremos fortes, atuantes e disciplinados, trabalhando com muita determinação para o bem de todos”, disse o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França. 

Na ocasião também foi formalizada a assinatura do Programa de Integração na Segurança (Proeis), que tem como objetivo contratar policiais militares em seus dias de folga para aumentar a proteção em áreas previamente estudadas e programadas. No início da implementação do programa, em Cabo Frio, cerca de 20 policiais serão contratados para trabalhar na cidade. 

Presente na cerimônia, o prefeito José Bonifácio (PDT) comemorou a instalação do quiosque e o novo momento na questão da segurança nas orlas da cidade a partir da união dos esforços. 

“Este espaço é das instituições públicas municipais e estaduais que prestam serviço à nossa população. Estamos retomando mais um patrimônio, que é da população de Cabo Frio. Nós, como cidadãos, temos que cuidar de cada espaço dessa cidade. Não podemos depender apenas do poder público para preservação dos bens. Mãos à obra e vamos trabalhar”, afirmou o prefeito. 

Além do grupamento e do Proeis, o planejamento da Prefeitura de Cabo Frio prevê ainda o aumento do contingente de policiais, bombeiros e guarda-vidas, nas ruas e nas praias, bem como o ordenamento da cidade para o verão. Prevê, ainda, a aquisição de novos equipamentos para ampliar a área de cobertura da fiscalização, dando mais mobilidade aos agentes. 

Também participaram da cerimônia de inauguração o delegado da Capitania dos Portos, Geraldo Henrique de Melo; o tenente-coronel Milão, representando a coordenadoria do Proeis, e o major Rafael Correa, subcomandante do Corpo de Bombeiros, além de representantes do poder público municipal. 

AÇÕES CONTRA FLANELINHAS E CAIXAS DE SOM 
Também teve início a operação contra a atuação de flanelinhas na Praia do Forte. O objetivo é combater e coibir a ação ilegal e abusiva de flanelinhas nos estacionamentos públicos da cidade. 

Além dessa ação, os agentes da Prefeitura percorrem as areias da praia com o objetivo de coibir o uso irregular de equipamentos sonoros, conforme prevê a lei nº 3.467/2000. Os agentes também verificaram a presença de churrasqueiras, animais domésticos, esportes com bola fora do horário determinado e a utilização de utensílios de vidro. Todas essas ações são proibidas nas praias, seja por meio de leis estaduais, federais, ou através de decretos municipais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui