InícioRegião dos LagosCabo FrioÉ inaugurado, em Cabo Frio, quiosque de apoio à Guarda

É inaugurado, em Cabo Frio, quiosque de apoio à Guarda

Espaço funciona com integração de forças municipais e estaduais, apoiando o grupamento operacional

Com o intuito de dar mais segurança no entorno e nas areias das praias de Cabo Frio, foi inaugurado, na Praia do Forte, o novo quiosque de apoio à Guarda Civil Municipal. Na cerimônia a população também conheceu o novo grupamento operacional de praia, que contará com 35 agentes patrulhando as orlas do município. 

O quiosque de apoio vai funcionar de maneira integrada e, também, contará com equipes da Capitania dos Portos, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e agentes da Fiscalização de Posturas. O trabalho de ordenamento e fiscalização na faixa de areia terá como foco o combate às irregularidades, lidando com ocorrências e o grande fluxo de banhistas. 

“É uma satisfação e honra inaugurar este espaço que vai servir de base para nossa Guarda Municipal. Muito importante, graças aos esforços de todos, fazermos isso antes da virada de ano. Vamos resgatar a credibilidade da Guarda e trabalhar dentro da expectativa que a população espera. Seremos fortes, atuantes e disciplinados, trabalhando com muita determinação para o bem de todos”, disse o secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França. 

Na ocasião também foi formalizada a assinatura do Programa de Integração na Segurança (Proeis), que tem como objetivo contratar policiais militares em seus dias de folga para aumentar a proteção em áreas previamente estudadas e programadas. No início da implementação do programa, em Cabo Frio, cerca de 20 policiais serão contratados para trabalhar na cidade. 

Presente na cerimônia, o prefeito José Bonifácio (PDT) comemorou a instalação do quiosque e o novo momento na questão da segurança nas orlas da cidade a partir da união dos esforços. 

“Este espaço é das instituições públicas municipais e estaduais que prestam serviço à nossa população. Estamos retomando mais um patrimônio, que é da população de Cabo Frio. Nós, como cidadãos, temos que cuidar de cada espaço dessa cidade. Não podemos depender apenas do poder público para preservação dos bens. Mãos à obra e vamos trabalhar”, afirmou o prefeito. 

Além do grupamento e do Proeis, o planejamento da Prefeitura de Cabo Frio prevê ainda o aumento do contingente de policiais, bombeiros e guarda-vidas, nas ruas e nas praias, bem como o ordenamento da cidade para o verão. Prevê, ainda, a aquisição de novos equipamentos para ampliar a área de cobertura da fiscalização, dando mais mobilidade aos agentes. 

Também participaram da cerimônia de inauguração o delegado da Capitania dos Portos, Geraldo Henrique de Melo; o tenente-coronel Milão, representando a coordenadoria do Proeis, e o major Rafael Correa, subcomandante do Corpo de Bombeiros, além de representantes do poder público municipal. 

AÇÕES CONTRA FLANELINHAS E CAIXAS DE SOM 
Também teve início a operação contra a atuação de flanelinhas na Praia do Forte. O objetivo é combater e coibir a ação ilegal e abusiva de flanelinhas nos estacionamentos públicos da cidade. 

Além dessa ação, os agentes da Prefeitura percorrem as areias da praia com o objetivo de coibir o uso irregular de equipamentos sonoros, conforme prevê a lei nº 3.467/2000. Os agentes também verificaram a presença de churrasqueiras, animais domésticos, esportes com bola fora do horário determinado e a utilização de utensílios de vidro. Todas essas ações são proibidas nas praias, seja por meio de leis estaduais, federais, ou através de decretos municipais.
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content