10/01/2025 — 21:00
  (Horário de Brasília)

Duna Boa Vista, em Cabo Frio, recebe supressão de espécie invasora para recuperação da restinga

Equipes especializadas da prefeitura estão atuando na retirada da Leucena, que compromete a flora local

Compartilhe

A Duna Boa Vista, localizada na Praia do Forte, em Cabo Frio, está passando por uma intervenção para recuperar sua vegetação nativa. Equipes da prefeitura estão realizando a retirada da Leucaena leucocephala, uma espécie exótica invasora que prejudica a flora local ao sufocar e sombrear plantas nativas, como a restinga, vegetação característica da região.

“A Leucena, devido ao seu rápido crescimento e capacidade de se espalhar, compromete a biodiversidade local, eliminando outras espécies e alterando o equilíbrio ecológico. Com a supressão dessa planta invasora, estamos garantindo a regeneração da restinga e a restauração do ecossistema natural da Duna Boa Vista”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Dias.

O trabalho de recuperação inclui não apenas a remoção das espécies invasoras, mas também cuidados específicos com a vegetação nativa remanescente, assegurando que a restinga possa se regenerar plenamente.

“Essa iniciativa visa proteger a biodiversidade, melhorar as condições do solo e promover a sustentabilidade do ecossistema, criando condições para que as plantas nativas floresçam e sustentem a fauna local”, concluiu o secretário, lembrando que, em breve, será construído um viveiro exclusivamente com plantas de restinga.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo