A partir de uma denúncia sobre atividade supostamente poluidora recebida pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – policiais militares ambientais realizaram neste sábado (25), fiscalização no bairro Mutirão, em Araruama, onde flagraram um lava-jato operando sem as licenças ambientais necessárias.
Ao chegarem à Rua Júlio de Castilho, os agentes observaram a existência do estabelecimento e, quando questionaram o dono do local a respeito da documentação necessária, o mesmo informou não possuir, sendo então levado à 118ª DP. A ocorrência foi registrada de acordo com o artigo 60 da lei 9605/98 (lei de crimes ambientais).
DENÚNCIAS AUMENTARAM 56%
Dados do programa Linha Verde mostram que houve aumento de 56% de denúncias sobre crimes ambientais em Araruama se comparado os anos de 2023 e 2024. Só nesse primeiro mês do ano, o programa já cadastrou 18 informações sobre ilícitos ambientais no município.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300-253-1177, ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia ou ainda pelo Facebook.