O proprietário de dois hotéis para animais, identificado como João Carlos Lobato, foi preso na quarta-feira (3) em Arraial do Cabo, durante uma viagem de férias, pelo crime de maus-tratos. A mãe dele, que era responsável por um dos estabelecimentos, também foi presa em flagrante durante a operação.
A ação foi realizada após uma denúncia que revelou a situação calamitosa em um dos hotéis em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o estado do Paraná, há quase dois meses. Na ocasião, os animais foram resgatados, mas o responsável pelo espaço não tinha sido identificado. As investigações continuaram e as equipes encontraram outro hotel, em Fazenda Rio Grande, onde os animais também estavam em situação de maus-tratos.
Uma operação policial da Delegacia de Meio Ambiente do Paraná, realizada nesta quinta-feira (4), resgatou cerca de 100 cães e gatos em situação de maus-tratos nos estabelecimentos. Os animais foram encontrados em condições degradantes, famintos e doentes.
Além da situação precária dos animais, a polícia encontrou documentos falsos, remédios fora do prazo de validade e receitas de um médico veterinário assinadas e carimbadas em branco.
Os animais resgatados foram encaminhados para a ONG SOS 4 Patas, que irá avaliá-los e reabilitá-los antes de colocá-los para adoção. A ONG pede ajuda para custear todo o processo.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.