05/07/2025 — 23:19
  (Horário de Brasília)

Documentário de Cabo Frio disputa festival internacional em Nova Friburgo

"Peixe, Camarão, Sal e Tradição" será exibido no 11° FRICine no próximo dia 25

Compartilhe

O documentário “Peixe, Camarão, Sal e Tradição”, produzido na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, pela Druida Filmes, foi escolhido para participar da competição de médias-metragens internacionais do 11° FRICine – Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, no dia 25 de setembro. A exibição gratuita acontece no teatro municipal da cidade, localizado no Centro, às 18h.

Neste ano, o festival tem como tema “O futuro em nossas mãos aqui e agora”, alinhando-se bem à narrativa do documentário. De acordo com os produtores, a obra explora a difícil realidade enfrentada pelos pescadores caiçaras da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, e os desafios ambientais da Laguna de Araruama, conhecida como a maior laguna hipersalina do mundo, afetada por despejos de esgoto não tratado.

Lançado inicialmente em 2022, na Praia do Siqueira, o documentário teve uma exibição pública gratuita, com direito a pipoca e exposição de fotos. Em 2024, a obra estreou na C3TV Climatempo, sendo exibida por diversas operadoras de TV por assinatura, como Sky e Claro TV.

A direção e o roteiro são assinados por Marcelo de Paula, que possui vasta experiência na produção de documentários, com mais de 30 títulos em festivais renomados como o Festival do Rio e ABCine. Carla Mendes, responsável pela produção, edição e som direto, integra a equipe, juntamente com outros profissionais, como Pedro Campos, responsável pelas imagens de drone, e Alvin Motta, criador da trilha sonora.

Além de “Peixe, Camarão, Sal e Tradição”, a Druida Filmes obteve recentemente aprovação para um novo projeto documental, “Basta!”, que será produzido através da Lei Paulo Gustavo. Este curta-metragem abordará o preocupante aumento da violência contra a mulher em Cabo Frio, local onde está situada a produtora.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias