InícioCulturaDocumentário cabo-friense resgata a história salineira na Região dos Lagos

Documentário cabo-friense resgata a história salineira na Região dos Lagos

Uma das cidades berço para a cultura e economia salineira, Cabo Frio vai ganhar neste fim de semana mais uma obra para partilhar e difundir a rica história do sal, apontado como “ouro branco”, devido seu poder de circulação econômica em toda a região. Neste domingo (28), às 20h, o documentário “Salinas e o Ciclo do Sal em Cabo Frio” será lançado de forma on-line através do canal Salinas Cabo Frio, no Youtube, que pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=YpRmYhYjSU4

Diretor do documentário, Luis Simpson destacou a importância histórica do sal para Cabo Frio, desde a cultura até o fomento da economia local.

“Desde os antigos Tamoios, passando pelo período da colonização até os dias de hoje, o sal permeia o tempo como um dos produtos mais importantes para a sociedade. Toda a produção desse documentário resgata a história e a importância do sal para Cabo Frio e os municípios vizinhos”, disse Luis.

O documentário traz uma série de entrevistas com diversas personalidades de Cabo Frio e da Região dos Lagos entre historiadores, salineiros, puxadores de sal e empresários do segmento, contando desde a influência salineira até a história perpetuada pelas famílias que tinham o sal como sustento.

“A história das salinas de Cabo Frio vai além da sua influência paisagística e econômica. Ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento social e cultural da região, onde todo o processo produtivo, até então inexistente no Brasil, teve grande contribuição com a vinda de portugueses que já trabalhavam em salinas em Portugal. Essa chegada trouxe técnicas e experiências fundamentais para o sucesso produtivo local, estabelecendo aqui sua nova moradia, formando novas famílias e passando o conhecimento de pais para os filhos”, completou o diretor.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content