03/01/2025 — 01:42
  (Horário de Brasília)

Dia Nacional da Lembrança do Holocausto é sancionado pelo Governo Federal

Ministro Silvio Almeida também assinou a lei que instituiu a celebração da data em 16 de abril, para homenagear o diplomata brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas

Compartilhe

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou nesta terça-feira (30), a Lei nº 14.938, que institui o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto, que será comemorado, anualmente, no dia 16 de abril.

Publicada no Diário Oficial da União (DOU), o documento conta também com a assinatura do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

A escolha da data para a celebração é uma homenagem ao diplomata brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas, que salvou inúmeras pessoas ameaçadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O Holocausto refere-se ao assassinato sistemático de seis milhões de pessoas pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939 -1945), principalmente judeus, além de outras minorias. A maioria dos assassinatos ocorreu em campos de concentração, projetados para trabalho escravo e extermínio em massa, por meio de fuzilamento e câmaras de gás. Estima-se que os nazistas tenham estabelecido cerca de 15 mil campos e subcampos nos países ocupados, majoritariamente no leste da Europa.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo