InícioMeio AmbienteDia Mundial do Meio Ambiente ressalta a importância da preservação ambiental

Dia Mundial do Meio Ambiente ressalta a importância da preservação ambiental

Prolagos contribui com investimentos que impulsionam melhoria efetiva da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é marcada por debates sobre o tema e ressalta a importância da preservação ambiental. Muito além de ações pontuais, como plantio de mudas e coleta de resíduos nas praias, a data é uma oportunidade para avaliar ações permanentes que vão semear um amanhã mais sustentável para as futuras gerações.

É com o propósito de buscar a universalização do saneamento básico, aliado à preservação da natureza, que a Prolagos, uma empresa da Aegea Saneamento, realiza investimentos contínuos na captação, tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento do esgoto. Desde que assumiu os serviços, em 1998, o índice de coleta saltou de 0 para 80% e todo esgoto coletado é tratado. Em complemento a esse sistema, a concessionária desenvolveu um estudo para a construção da rede separativa de esgoto nos cinco municípios da área de abrangência: Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. O projeto foi apresentado à agência reguladora e está sendo analisado pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João e poder concedente.

Tais ações fazem da Prolagos uma das impulsionadoras da melhoria efetiva da qualidade da água da Lagoa de Araruama, um dos maiores patrimônios ambientais da Região dos Lagos, banhando os municípios de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, dentro da área de atuação da concessionária, além de Saquarema e Araruama.

“Ao longo de 23 anos, a concessionária já investiu mais de R$1,4 bilhão em saneamento, o que permitiu transformar a realidade da região. Além do escopo do nosso trabalho, buscamos sempre contribuir com projetos que promovam o desenvolvimento de comunidades e do meio ambiente de forma sustentável. Um dos exemplos é o nosso programa de cooperação técnica com a Universidade Veiga de Almeida, onde os alunos, com apoio dos professores, farão análises e monitoramentos da laguna, que irão auxiliar o poder concedente na tomada de decisões” – reforça Pedro Freitas , diretor-presidente da Prolagos.

A maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo é rica em biodiversidade. A vegetação privilegiada, sobretudo os manguezais, formam berçários naturais para diversas espécies. Além da fartura de peixes e crustáceos, o local atrai anualmente visitantes ilustres: diversos tipos de pássaros.

“Muitas espécies migram de regiões dos hemisférios Norte e Sul, como Alasca e Patagônia, em busca de alimento. A vegetação de mangue existente aqui, aliada às salinas onde são encontrados crustáceos, moluscos e peixes, proporcionam uma grande variedade alimentar. Isso faz com que algumas aves formem ninhos, ficando aqui o ano inteiro” – explica o biólogo Geraldo Lima.

A abundância de recursos naturais também proporciona fartura para a pesca local. Em 2021 os pescadores comemoram os recordes de pescado, com a melhor safra de Carapeba e Perumbeba desde 2009.

“Anualmente, pescamos espécies como o Camarão, a Tainha, a Saúba e o Carapicu, mas Carapeba e a Perumbeba haviam desaparecido da região. Neste ano, alcançamos recordes de pesca nos meses de fevereiro, março e abril, com mais de 100 toneladas de peixes por mês. Acredito que um dos fatores que contribuiu para o reaparecimento das espécies foi a qualidade da água da Lagoa de Araruama” – disse Cícero Vanderley Neto, presidente da Colônia Z-29, de Iguaba Grande.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content