InícioGeralDia Mundial da Água é celebrado com plantio na Lagoa de Juturnaíba

Dia Mundial da Água é celebrado com plantio na Lagoa de Juturnaíba

Ato simbólico realizado nesta segunda-feira (22) marca também o retorno do projeto Revivendo Águas Claras

Nesta segunda-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Prolagos, empresa do grupo Aegea Saneamento, inicia uma nova etapa do “Revivendo Águas Claras”, programa de recuperação e conservação das matas ciliares dos rios e mananciais da bacia hidrográfica do Rio São João.  Para marcar o retorno da ação e comemorar a data de hoje, foi realizado um plantio simbólico às margens da Lagoa de Juturnaíba, manancial onde é feita a captação de água bruta que após o tratamento, abastece os municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia.

“Como neste ano estamos restritos por questões da pandemia, o evento foi simbólico e nada mais justo que homenagearmos os colaboradores da estação, que estão no dia a dia da captação e do tratamento de água para garantir o abastecimento dos cinco municípios da nossa área de concessão. Eles replantaram mudas nativas da mata atlântica, como ipê e aroeira, e aprenderam sobre a importância da preservação do manancial em que eles trabalham todos os dias”, comenta a coordenadora de Operações de Água, Gabriela Negreiros.

Ao todo, será realizado o reflorestamento de 1,5 hectare às margens da lagoa, localizada em São Vicente de Paulo, em Araruama, e próxima à Estação de Tratamento de Água da concessionária. O replantio impacta positivamente na qualidade do manancial e pode influenciar diretamente na operação da estação de tratamento.

‘Participar do reflorestamento no entorno da lagoa é deixar vida para todas as pessoas que vão vir depois de nós. Essa ação também contribui com a educação ambiental da população e mostra como qualquer um pode sim fazer a sua parte. Todos podem plantar uma árvore, é fácil e fica para vida inteira. Reflorestar é a base da vida e só com ações como essa que garantimos a preservação do manancial”, diz a Coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacias Lagos São João, Dalva Mansur, que recentemente lançou o livro “Revivendo Águas Claras” e também participou da celebração.

Projeto “Revivendo Águas Claras”

A iniciativa busca, por meio da restauração florestal, a melhoria da qualidade de vida da Lagoa de Juturnaíba e de seus rios contribuintes, beneficiando rebanhos, lavouras e toda a população que depende da água para diversos fins. Após o plantio, a concessionária acompanha durante dois anos o desenvolvimento das mudas para garantir que a área realmente seja reflorestada. O projeto é realizado em parceria com o Consórcio Lagos São Joao e Comitê de Bacias Lagos São João.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content