O Dia da Independência do Brasil foi marcado neste domingo (7) por diferentes eventos em cidades da Região dos Lagos. As celebrações reuniram manifestações cívicas, culturais e festivas em Cabo Frio, Araruama, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia.
Em Cabo Frio, cerca de 500 alunos da rede municipal participaram do projeto “Meu Lugar, Minha História”, realizado no Morro da Guia, no sábado (6).
A programação incluiu hasteamento da bandeira, execução do Hino Nacional e visitas a pontos históricos e turísticos, como o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart), o Museu do Surf e a Praia do Forte. O ato, que contou com a presença do prefeito Dr. Serginho (PL) e de outras autoridades políticas da cidade, buscou valorizar a identidade cabo-friense e aproximar os estudantes da cultura local.

Em Araruama, a celebração aconteceu em frente à Câmara dos Vereadores, com hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional e participação da prefeita Daniela Soares. O tradicional desfile cívico não ocorreu devido ao mau tempo e foi remarcado para 15 de novembro, Dia da Proclamação da República.

Já em Arraial do Cabo, a solenidade contou com a presença de autoridades municipais, da Guarda Mirim local e de Cardoso Moreira, responsáveis pelo hasteamento da bandeira ao som da Orquestra Lírios do Vale. A comemoração também integrou os 68 anos da Catedral da Assembleia de Deus Ministério Madureira, que recebeu homenagens pela atuação religiosa e comunitária no município.
Em São Pedro da Aldeia, o destaque foi a 31ª Cavalgada da Independência, que reuniu cavaleiros e amazonas desde o início da manhã, com concentração no bairro Campo Redondo. Do local, os participantes seguiram em direção ao Polo Rural, onde a programação se estendeu ao longo do dia com provas como a dos Três Tambores, apresentações musicais e atividades voltadas para toda a família. Os shows tiveram início ao meio-dia e seguiram até a noite, com artistas como Júnior Linhares, Cátia Valois, Glauco Zulo e João Gabriel.
As programações em cada município reuniram moradores, autoridades e visitantes, que participaram das comemorações alusivas ao 7 de Setembro em diferentes formatos e espaços da Região dos Lagos.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.