Teve início nesta segunda-feira (9), em Arraial do Cabo, a campanha Dezembro Vermelho, que busca conscientizar a população sobre a prevenção ao HIV, outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importância do diagnóstico precoce.
O evento inicial, ocorrido na Praça do Guarany, reuniu moradores e visitantes, que puderam acessar testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis, além de receber preservativos gratuitamente. Segundo os organizadores, a campanha também tem como foco combater o preconceito e promover o acesso a informações e serviços de saúde.
Jorge Diniz, secretário de Saúde de Arraial do Cabo, destacou a importância da iniciativa: “Fazer o teste do HIV é importante para diagnosticar precocemente a infecção, iniciar o tratamento adequado e evitar complicações de saúde. Todos devem participar das campanhas. Essas ações visam combater o preconceito, promover informações sobre formas de prevenção, como o uso de preservativos, e estimular o acesso aos serviços de saúde, contribuindo para a redução da transmissão do vírus e melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/Aids”.
A campanha, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, continuará ao longo de dezembro, com novas ações sendo programadas para outros pontos da cidade. Os próximos locais e horários serão divulgados em breve.
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.